Dia D realiza 2.430 preventivos do câncer de colo de útero em duas ações
Também foram agendadas 1.299 mamografias, 544 ultrassonografias endovaginal, 321 ultrassonografias das mamas e 24 exames de ultrassom ginecológico

Como parte das ações do Outubro Rosa – campanha prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero – a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o Dia D, em dois sábados, sendo o último no dia 22. Ao todo, nos dois dias, foram realizados 2.430 exames ginecológicos preventivos ao câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau, dos quais 1.457 no último sábado e 973 no dia 15.

No sábado do dia 15, estiveram abertas, para atender a ação, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e no dia 22 foram 23 unidades. Além dos exames ginecológicos preventivos, nos dois dias, foram agendadas 1.299 mamografias, 544 ultrassonografias endovaginal, 321 ultrassonografias das mamas e 24 exames de ultrassom ginecológico. Das 3.729 mulheres que agendaram atendimento, nos dos dias, 2.430 compareceram, ou seja, foi registrado um percentual de 35% de faltosas.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a Prefeitura de Londrina realizou o Dia D com o objetivo de ampliar o acesso aos sábados, a fim de atender as mulheres que não conseguem se deslocar durante a semana até uma UBS. “Sabemos a importância da realização de exames preventivos dos cânceres de mama e de colo de útero, pois quando diagnosticados precocemente têm quase 100% de chances de cura”, comentou.
A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, explicou que as mulheres que não puderam comparecer, no Dia D, podem procurar a UBS de referência, a qualquer momento, para fazer o agendamento dentro da rotina das unidades. “Estas agendas permanecem abertas durante todo o ano, são ofertadas coletas semanalmente. O importante é não deixar de fazer os exames”, ressaltou.

O público-alvo do Outubro Rosa são mulheres com maior risco para incidência dos cânceres de mama e de colo de útero: entre 50 e 69 anos (câncer de mama) e entre 25 e 64 anos (câncer de colo uterino). Contudo, as mulheres fora da faixa etária também podem ser atendidas, dentro das agendas de rotina das unidades. O exame de mamografia pode ser antecipado para pessoas a partir de 40 anos ou 35 anos, quando houver histórico familiar de câncer de mama ou ovário, bem como sinais de alteração ao exame físico. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.