Sábado da Saúde do Homem Trabalhador presta assistência a 519 homens
Iniciativa foi realizada em onze Unidades Básicas de Saúde e faz parte do Novembro Azul, campanha que incentiva o cuidado à saúde da população masculina

No último sábado (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o Sábado da Saúde do Homem Trabalhador, com o objetivo de prestar serviços de saúde para a população masculina trabalhadora. Durante a ação, foram atendidos 519 homens, totalizando 351 consultas médicas, 170 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, 408 vacinas aplicadas, 20 exames e 85 medicações prescritas distribuídas após consulta médica.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que é fundamental que os homens façam acompanhamento preventivo de saúde e adotem hábitos saudáveis para ter mais qualidade de vida. “Os homens costumam dar menos atenção à saúde, vão menos em consultas médicas, por isso é fundamental conscientizar este público sobre a importância dos cuidados para que eles tenham uma vida mais saudável e um envelhecimento com qualidade de vida”, ressaltou.

Segundo a gerente de Programas Especiais da SMS, Vânia Cristina da Silva Alcântara, a ação foi pioneira neste formato de atendimento exclusivo para homens no sábado. “Sabemos da dificuldade dos homens em buscar atendimento preventivo de saúde, mas considero muito positiva esta ação e isso nos motiva a planejar futuras iniciativas para este público, criando estratégias para captar os homens para o atendimento que sejam atrativas”, expôs.
O Sábado da Saúde do Homem Trabalhador faz parte da campanha internacional Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como de incentivo ao cuidado à saúde em geral do homem. Neste dia, 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina abriram para ofertar diversos serviços voltados à população masculina.

Com relação ao câncer de próstata, um dos focos do Novembro Azul, a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, esclareceu que a Diretoria de Atenção Primária (DAP) recomenda que homens a partir de 50 anos passem por uma avaliação individualizada e subsequente solicitação do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) ou toque retal. Além disso, homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a realizar avaliação aos 45 anos e todos os homens devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e importância de procurar um serviço de saúde na presença deles.
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Já o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, podendo ser benigno ou maligno. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, muitos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.