Prazo para destinar parte do IR ao Fundo da Criança e Adolescente vai até quinta (29)
Dinheiro arrecadado durante a Campanha Futuro Criança ajuda as entidades socioassistenciais que atendem os menores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica de Londrina

Nesta quinta-feira (29), encerra o prazo para as pessoas físicas aderirem à Campanha Futuro Criança 2022, que visa ajudar as entidades socioassistenciais que atendem as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade em Londrina. Para participar, basta destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido através do site da Prefeitura de Londrina (https://portal.londrina.pr.gov.br/campanha-futuro-crianca).
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA), responsável pela campanha, lembra que as pessoas físicas podem destinar até 6% de seu imposto de renda devido. Já as empresas podem destinar até 1% do IR. Só não podem aderir aqueles que utilizam o desconto simplificado ou que apresentam a declaração em formulário ou, ainda, quem entregar fora do prazo. Os cidadãos que decidirem contribuir com a iniciativa destinarão o imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), onde estão cadastrados os projetos sociais que atendem os menores de 18 anos de Londrina.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a vantagem de participar da campanha até esta quinta-feira está no fato de que quem destinar agora conseguirá declarar a destinação no Imposto de Renda apurado referente a 2022. “Quem aderir à campanha agora poderá abater do imposto de renda devido, em 2023, o valor referente a 2022. Isso é bom para o contribuinte e para a cidade, porque os valores da campanha fazem muita diferença às instituições. Elas já recebem dinheiro público, mas o que vem do Imposto de Renda das pessoas e das empresas ajuda a complementar a renda e elas acabam usando isso para comprar, por exemplo, brinquedos, utensílios, materiais de escritório para equipar os locais, e para pagar projetos por tempo determinado para as crianças e aos adolescentes de Londrina”, explicou Micali.
Segundo ela, só podem receber os recursos destinados pelos empresários e pessoas físicas, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que estão devidamente cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e que são fiscalizadas e consideradas aptas diante da sua função social. Atualmente, são 63 entidades com registro ativo no CMDCA.
A presidente do CMDCA, Magali Batista, lembrou também que toda participação é bem-vinda e que o conselho está em funcionamento durante essa semana, caso as pessoas necessitem de ajuda ou queiram tirar alguma dúvida. “É muito importante que os contadores falem sobre a campanha com seus clientes, porque o Município de Londrina tem capacidade para arrecadar até R$ 6 milhões da destinação do IR e, no ano que passou, a campanha arrecadou R$ 1,4 milhão. Isso foi muito bom, porque durante a pandemia baixou a arrecadação, então, agora, contamos com a participação da sociedade, porque esse recurso ajuda muito as entidades sociais”, enfatizou Batista.
Como participar – Para participar, basta destinar parte do Imposto de Renda (IR) para a Campanha Futuro Criança, por meio do pagamento de um boleto bancário específico, gerado no site da Prefeitura de Londrina. É preciso acessar o sistema, preencher as informações solicitadas e gerar o boleto bancário com o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O pagamento poderá ser feito até o último dia de expediente bancário de 2022, que será na quinta-feira, 29 de dezembro. Após o pagamento, o CMDCA emitirá um recibo, que serve de comprovante para a Receita Federal.
Também é possível fazer a destinação diretamente através do programa de declaração do Imposto de Renda, sendo que a própria ferramenta fará o cálculo para o contribuinte. Basta acessar a aba “Fichas da Declaração”, no canto esquerdo do site e selecionar “Doações diretamente na declaração”. Clique em “Novo”, escolha “Fundo municipal” e preencha o campo “Valor até o limite disponível para a doação” para concluir o processo. Ninguém pagará mais imposto por isso e não terá a restituição diminuída. Além disso, para quem tiver restituição a receber, o valor destinado será somado à restituição, e quem tiver imposto a pagar terá esse montante abatido. O passo a passo para fazer a destinação está disponível no site da Prefeitura de Londrina e no site da Receita Federal.
Quem destinar os valores a partir de janeiro de 2023 poderá informar a ação na declaração do Imposto de Renda do ano de 2024. Aqueles que precisarem de ajuda podem entrar em contato com o CMDCA pelo telefone (43) 3378-0028, pelo endereço de e-mail londrinacmdca@gmail.com ou pessoalmente, na Avenida Juscelino Kubitschek, nº 2882.