Destaques

Prazo para destinar parte do IR ao Fundo da Criança e Adolescente vai até quinta (29)

Dinheiro arrecadado durante a Campanha Futuro Criança ajuda as entidades socioassistenciais que atendem os menores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica de Londrina

Nesta quinta-feira (29), encerra o prazo para as pessoas físicas aderirem à Campanha Futuro Criança 2022, que visa ajudar as entidades socioassistenciais que atendem as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade em Londrina. Para participar, basta destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido através do site da Prefeitura de Londrina (https://portal.londrina.pr.gov.br/campanha-futuro-crianca).

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA), responsável pela campanha, lembra que as pessoas físicas podem destinar até 6% de seu imposto de renda devido. Já as empresas podem destinar até 1% do IR. Só não podem aderir aqueles que utilizam o desconto simplificado ou que apresentam a declaração em formulário ou, ainda, quem entregar fora do prazo. Os cidadãos que decidirem contribuir com a iniciativa destinarão o imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), onde estão cadastrados os projetos sociais que atendem os menores de 18 anos de Londrina.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a vantagem de participar da campanha até esta quinta-feira está no fato de que quem destinar agora conseguirá declarar a destinação no Imposto de Renda apurado referente a 2022. “Quem aderir à campanha agora poderá abater do imposto de renda devido, em 2023, o valor referente a 2022. Isso é bom para o contribuinte e para a cidade, porque os valores da campanha fazem muita diferença às instituições. Elas já recebem dinheiro público, mas o que vem do Imposto de Renda das pessoas e das empresas ajuda a complementar a renda e elas acabam usando isso para comprar, por exemplo, brinquedos, utensílios, materiais de escritório para equipar os locais, e para pagar projetos por tempo determinado para as crianças e aos adolescentes de Londrina”, explicou Micali.

Segundo ela, só podem receber os recursos destinados pelos empresários e pessoas físicas, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que estão devidamente cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e que são fiscalizadas e consideradas aptas diante da sua função social. Atualmente, são 63 entidades com registro ativo no CMDCA.

A presidente do CMDCA, Magali Batista, lembrou também que toda participação é bem-vinda e que o conselho está em funcionamento durante essa semana, caso as pessoas necessitem de ajuda ou queiram tirar alguma dúvida. “É muito importante que os contadores falem sobre a campanha com seus clientes, porque o Município de Londrina tem capacidade para arrecadar até R$ 6 milhões da destinação do IR e, no ano que passou, a campanha arrecadou R$ 1,4 milhão. Isso foi muito bom, porque durante a pandemia baixou a arrecadação, então, agora, contamos com a participação da sociedade, porque esse recurso ajuda muito as entidades sociais”, enfatizou Batista.

Como participar – Para participar, basta destinar parte do Imposto de Renda (IR) para a Campanha Futuro Criança, por meio do pagamento de um boleto bancário específico, gerado no site da Prefeitura de Londrina. É preciso acessar o sistema, preencher as informações solicitadas e gerar o boleto bancário com o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O pagamento poderá ser feito até o último dia de expediente bancário de 2022, que será na quinta-feira, 29 de dezembro. Após o pagamento, o CMDCA emitirá um recibo, que serve de comprovante para a Receita Federal.

Também é possível fazer a destinação diretamente através do programa de declaração do Imposto de Renda, sendo que a própria ferramenta fará o cálculo para o contribuinte. Basta acessar a aba “Fichas da Declaração”, no canto esquerdo do site e selecionar “Doações diretamente na declaração”. Clique em “Novo”, escolha “Fundo municipal” e preencha o campo “Valor até o limite disponível para a doação” para concluir o processo. Ninguém pagará mais imposto por isso e não terá a restituição diminuída. Além disso, para quem tiver restituição a receber, o valor destinado será somado à restituição, e quem tiver imposto a pagar terá esse montante abatido. O passo a passo para fazer a destinação está disponível no site da Prefeitura de Londrina e no site da Receita Federal.

Quem destinar os valores a partir de janeiro de 2023 poderá informar a ação na declaração do Imposto de Renda do ano de 2024. Aqueles que precisarem de ajuda podem entrar em contato com o CMDCA pelo telefone (43) 3378-0028, pelo endereço de e-mail londrinacmdca@gmail.com ou pessoalmente, na Avenida Juscelino Kubitschek, nº 2882.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos