Cidadão

Prefeitura fará retirada de colmeias no Conjunto Semíramis e Lago Igapó 2

Através de um edital de chamamento, a Secretaria do Ambiente contratou um apicultor para realização dos serviços; procedimento permanece aberto para profissionais interessados

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), através do edital de chamamento 01/2022, contratou um profissional para a retirada de colmeias de abelhas, vespas e marimbondos da área urbana de Londrina. A parceria com o apicultor Miguel Celestino foi firmada no dia 21 de dezembro, e a ordem de serviço para o início das atividades foi emitida ontem (28).

Nesta quinta-feira (29), a Sema solicitou a retirada de duas colmeias de abelhas africanizadas, sendo que uma delas está localizada no Conjunto Semíramis – onde causou transtornos à população – e a outra encontra-se no Lago Igapó II, próxima à sede da Guarda Municipal. A previsão é que Celestino execute as duas ações entre o final desta semana e o início da próxima.

O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Pugina, destacou que o edital de chamamento para retirada de colmeias permanece aberto, por tempo indeterminado, para empresas e apicultores interessados na realização do serviço (clique aqui para saber mais). “Convidamos a esses profissionais para que nos procurem, e se tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (43) 3372-4765. Para nós, é uma satisfação poder oferecer esses serviços, que vêm para trazer mais segurança para a população e promover a preservação de espécies de insetos que são importantes para o meio ambiente”, disse.

Com cerca de 20 anos de experiência como apicultor, Celestino possui 150 colmeias em 10 sítios, distribuídos por diferentes distritos rurais de Londrina. Ele explicou que a remoção das abelhas será feita com todo o cuidado, e que levará os insetos para uma de suas propriedades. “O objetivo é levar essas abelhas para um lugar melhor para elas; faremos o acompanhamento e observação delas por alguns dias, e então vou decidir se mantenho as colmeias ou se repasso para outro apicultor”, disse.

Ainda segundo Celestino, o trabalho de retirada exige uma série de cuidados, como fazer a remoção durante a noite – horário em que todas as abelhas se encontram na colmeia – e evitar o tempo chuvoso. “No caso da colmeia do Jardim Semíramis, pretendo trabalhar nela nesta sexta-feira (30). Depois de retirar a colmeia, vou acomodá-la em uma caixa especial que desenvolvi e, em seguida, vou colocar um produto repelente no oco da árvore, para evitar que outras abelhas façam colmeias lá. Na segunda-feira (2), pretendo retirar a colmeia que está no Lago Igapó 2”, salientou. 

Procedimentos – Ao todo, o edital publicado pela Sema abrange 50 ações de retirada de insetos da área urbana, tanto em locais públicos quanto nas residências de pessoas com renda de até três salários mínimos. O objetivo é que os animais sejam levados para os distritos rurais de Londrina e encaminhados para apicultores, que poderão promover atividades de educação ambiental, conservação, exposição, manutenção, criação, reprodução, comercialização e beneficiamento de produtos e subprodutos. No caso de espécimes nativos de vespas e marimbondos, após a retirada, a soltura da colmeia deve ser feita em área florestal para que não ofereça riscos à comunidade local.

Cada serviço será remunerado com o valor de R$ 337,80, e os contratados deverão atender aos chamados, quando solicitados pela Sema, dentro de no máximo 24 horas. Durante a execução do trabalho, é necessário fazer uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e realizar o isolamento da área para evitar possíveis acidentes com os moradores e cidadãos. Além disso, os apicultores ou empresas deverão executar os serviços sem cometer maus-tratos aos animais, elaborando relatórios que contenham fotos da colmeia, e permanecendo à disposição para prestar esclarecimentos à Sema.

Os cidadãos que desejarem informar à Sema sobre a presença de colmeias na área urbana podem fazer o contato pelo telefone (43) 3372-4765.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Pugina, pelo telefone (43) 3372-4765.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos