Oficinas do projeto Balaio Brincante retornam ao Residencial Flores do Campo
Terceira edição da iniciativa começa amanhã (12); atividades atenderão crianças entre 6 e 12 anos, oferecendo vivências do folclore e música popular brasileira

Com o objetivo de levar brincadeiras, música e contação de histórias às crianças do Residencial Flores do Campo, o projeto Balaio Brincante inicia sua terceira edição nesta quinta-feira (12) à tarde. Voltada a crianças com idade entre 6 e 12 anos, a iniciativa é idealizada e coordenada pelo grupo Andanças das Histórias e, neste ano, será realizada em conjunto com o grupo de forró Trio Maestra. A ação tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
No total, o projeto terá 20 oficinas, iniciando com cinco encontros em janeiro. Além de amanhã, também haverá atividades nos dias 13, 20, 21 e 22 desse mês, sempre das 15h às 17h. As 15 ações restantes serão realizadas entre fevereiro e maio, quinzenalmente, aos sábados, das 10h às 12h.

Durante as atividades, serão abordadas brincadeiras e histórias da cultura popular brasileira – principalmente das regiões Norte e Nordeste – e a música nordestina, tendo como fio condutor o forró e o baião. Por meio dessas manifestações artísticas, as crianças vivenciarão práticas de canto e percussão corporal, com o objetivo de desenvolver aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, além de ter acesso a um recorte da música popular brasileira.
A atual edição do Balaio Brincante começará com um cortejo realizado pelo Residencial Flores do Campo, em que os responsáveis pelo projeto, os contadores de histórias e arte educadores Thainara Pereira e Diego Loman, vão convidar as crianças do bairro a participar da iniciativa.

De acordo com Pereira, a programação dos cinco primeiros encontros será realizada na forma de oficinas de férias, e terá como foco principal as brincadeiras e contações de histórias, enquanto os exercícios musicais serão trabalhados de forma mais aprofundada na segunda parte do projeto. “As primeiras atividades serão conduzidas por mim e pelo Diego, que formamos o grupo Andanças das Histórias. A partir de fevereiro, também teremos a participação do Rodolfo Rainer que, junto com a gente, faz parte do Trio Maestra, que trabalha com pesquisas sobre o forró. Escolhemos o forró e o baião porque, além de trabalharmos com esses gêneros musicais, é uma forma de aproximar as crianças da cultura brasileira em geral, incluindo a de outras regiões”, afirmou.
A coordenadora das oficinas destacou que o projeto surgiu a partir de sessões de contação de histórias realizadas junto às crianças do Residencial Flores do Campo em 2020. “As crianças do bairro nos cativaram e os moradores foram muito abertos e receptivos; como naquela época havia pouca oferta de atividades culturais no Flores do Campo, decidimos realizar esse projeto, e fizemos a primeira edição em 2021. A partir de 2022, com o apoio do Promic, foi possível estruturar melhor as atividades e investir em material”, salientou.
Ainda segundo ela, a iniciativa é enriquecedora não só para as crianças, como também para os profissionais que coordenam o projeto. “O contato com as crianças faz muita diferença no nosso trabalho, e inclusive influencia o modo como interagimos com crianças de outros bairros de Londrina. Isso também nos motiva a dar continuidade ao projeto”, sublinhou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a contadora de histórias e coordenadora do projeto Balaio Brincante, Thainara Pereira, pelo telefone (43) 99165-1699.