Secretaria de Educação inicia formações para o ano letivo de 2023
Todos os funcionários da SME vão passar por capacitação profissional nos próximos dias; ideia é alinhar as demandas e objetivos para o ano escolar
Para receber bem os mais de 46 mil alunos da rede municipal de ensino de Londrina durante o ano letivo de 2023, a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início nesta semana ao ciclo de formações profissionais com os integrantes da pasta e serviços terceirizados. Ao mesmo tempo, começaram os trabalhos de organização das unidades escolares.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, todas as pessoas, desde as merendeiras aos monitores do transporte escolar até os diretores das unidades de educação, todos são educadores, por isso a importância de conceder formações para os profissionais da rede municipal de ensino, independente de serem concursados ou não. “A gente sempre começa o ano fazendo uma reflexão sobre a importância do nosso trabalho, como temos que receber os alunos nas escolas e como conversar com eles, e lembramos a todos os envolvidos na educação que eles são formadores de gente e que têm que fazer isso da melhor forma possível”, disse Moraes.
Administrativo – A primeira atividade formativa aconteceu nesta quinta-feira (19), às 14h, no auditório da UniCesumar – Londrina, localizado na Av. Santa Mônica, 450 (zona leste), com 250 servidores administrativos da SME. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, deu uma palestra sobre as demandas, os desafios e as perspectivas dos trabalhos que devem ser realizados no decorrer do ano. Ela também apresentou as metas e os próximos passos a serem tomados, para que todos estejam alinhados e engajados nos trabalhos tanto gerenciais quanto operacionais.
Transporte escolar – Na manhã desta sexta-feira (20), 219 monitores e motoristas do transporte escolar estão no auditório da UniCesumar passando pela formação da SME, em que aprenderão mais sobre as questões contratuais que envolvem seus serviços. Na segunda-feira (23), eles serão divididos em grupos menores, de 30 profissionais cada, para receber instruções sobre primeiros-socorros, no auditório da Secretaria de Educação (Rua Humaitá, 900). Na terça-feira (24), as aulas práticas serão na escola municipal de Lerroville. Na quarta-feira (25), serão em Paiquerê; na quinta-feira (26), em Guaravera e na sexta-feira (27), no Patrimônio Selva.
Nessa formação de 14 horas de duração, servidor da Secretaria Municipal de Educação e bombeiro civil, Edivaldo Mariane de Andrade, e a servidora Cláudia Gonçalvez vão mostrar quais são as situações mais comuns de primeiros socorros relacionadas às crianças, bebês e adultos, e ensinarão os motoristas e monitores a lidar com elas através de bonecos de borracha. Geralmente, entre os casos mais comuns que acometem as crianças estão: engasgo, desmaios, convulsão, hemorragia nasal, traumas, quedas e paradas cardiorrespiratórias.
Os profissionais do transporte também aprenderão, em atividades teóricas e práticas, quais são as providências que devem ser tomadas. Além das aulas práticas, para reforçar o conhecimento os participantes terão 6 horas de atividades on-line, com materiais para a leitura e vídeos demonstrativos, que estarão no Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
Merenda – Além dos profissionais do transporte, as 400 merendeiras e técnicas de nutrição, que atuam na rede municipal de ensino, também terão a oportunidade de participar da formação e tirar dúvidas com a Gerência de Alimentação Escolar. De terça-feira (23) até sexta-feira (27), das 8h às 12h, elas estarão divididas em grupos de 100 trabalhadoras, que se reunirão no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, que fica na Rua Benjamin Constant, 8, no Centro. A equipe de nutricionistas e servidores da Gerência de Alimentação Escolar, vão falar sobre as questões de contrato com as terceirizadas, assim como a respeito da importância da higienização e preparação dos gêneros alimentícios para a saúde dos pequenos.
Limpeza – Na terça-feira (24), a partir das 9h, os profissionais que atuam nos serviços gerais de limpeza das unidades escolares de Londrina vão participar on-line de uma palestra com a psicóloga Thayana Garcia de Novaes Rael, que trará à tona mais informações sobre saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho. Depois da palestra de formação, os trabalhadores vão para a limpeza das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para iniciar os preparos de limpeza pesada para deixar tudo organizado para a chegada das crianças. Nas áreas externas das unidades escolares, o serviço de capina e roçagem já vem sendo feito desde o começo de janeiro, mas como o volume de trabalho é grande, ele perdurará até o início das aulas.
Formação das filantrópicas – Na terça-feira (24), às 14h, os presidentes, diretores e coordenadores pedagógicos das 57 unidades filantrópicas conveniadas à Prefeitura de Londrina vão passar pela formação no auditório da Associação dos Aposentados Municipais da Prefeitura de Londrina, que fica na Rua Kozen Igue, 270, no Parque Residencial Granville. Os responsáveis pelos Centros de Educação Infantil (Ceis) terão a oportunidade de ouvir as demandas da Secretaria de Educação, a respeito das normatizações referentes à área, sobre a merenda escolar, a questão dos repasses financeiros, a entrega dos kits de materiais escolares e as perspectivas para 2023,
Diretores e coordenadores – Os Diretores e coordenadores pedagógicos terão três dias de capacitação, com a posse dos eleitos pelo processo democrático. Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, 379 diretores e auxiliares de direção e coordenadores pedagógicos terão acesso a várias palestras, em um evento organizado no Auditório Milton Alcover do Parque de Exposição Ney Braga, que fica na Av. Tiradentes, 6275 – Cilo II.
A primeira palestra será sobre “Liderança no Contexto Escolar”, com o especialista Renan Laffranchi. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, também palestrará sobre as ações para 2023 na rede municipal de educação, os cenários e as perspectivas da educação em rede. As três diretorias da SME (Administrativa, Financeira e Pedagógica) vão expor seus trabalhos para os participantes e haverá palestras sobre o plano de atuação dos novos gestores, assim como sobre a Ouvidoria-Geral do Município e momentos de confraternização com café, interação, trocas de ideais e apresentações culturais diversas. Os bonecos da SME, Vidinha, Serena e Kiko vão estar no local e terá atividade de musicalização.
Professores – Por fim, os professores da rede municipal de ensino vão participar da Prática pedagógica na sua própria unidade escolar durante os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro. Eles receberão todo o Planejamento Estratégico para ano letivo de 2023 e as orientações necessárias para iniciar as aulas. Já os alunos retornam às unidades escolares no dia 6 de fevereiro.