Cidadão

Saúde divulga números da campanha de vacinação

 

Objetivo do governo municipal é imunizar cerca de 140 mil pessoas; até sexta-feira todas as unidades de saúde disponibilizarão a vacina aos grupos prioritários

Objetivo do governo municipal é imunizar cerca de 140 mil pessoas; até sexta-feira todas as unidades de saúde disponibilizarão a vacina aos grupos prioritáriosA Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã de hoje (22) os números parciais da Campanha Nacional de Vacinação. Até a tarde de sábado (20), 46.661 londrinenses, ou seja, 34,24% dos pertencentes aos grupos prioritários haviam tomado a vacina contra a gripe.

O objetivo do governo municipal é imunizar aproximadamente 139 mil pessoas entre gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. De acordo com a Secretaria de Saúde é considerado como ideal vacinar 80% das pessoas destes grupos.

Até o momento, os profissionais da saúde imunizaram cerca de 60% dos indígenas, pois dos 1.486 cadastrados, 881 receberam a vacina. Com relação às pessoas acima de 60 anos, a meta é vacinar 65.622, sendo que até o momento 31.873 idosos foram vacinados, o que representa 50% do grupo.

Entre as 10.533 crianças de 6 meses a 2 anos, 3.247 receberam a vacina contra Influenza, ou seja, 30,83%. Já com relação aos profissionais da saúde, mais de 30% estão imunizados, pois dos 13.198 cadastrados, 4.048 receberam a vacina contra a gripe. Na cidade, existem 866 mulheres que estão nos 45 dias após a gestação, período de puerpério, e destas 197 tomaram a vacina, o que significa 22,7%.

As gestantes também têm procurado as UBS, pois 27,4%, das 5.267, estão imunizadas. Entre os doentes crônicos, grupo que engloba 36.126 londrinenses, 4.783 tomaram a vacina, o que representa 13,23% da meta. Entre as pessoas privadas de liberdade, que são 3.169, 191 receberam a vacina contra a gripe.

Objetivo do governo municipal é imunizar cerca de 140 mil pessoas; até sexta-feira todas as unidades de saúde disponibilizarão a vacina aos grupos prioritáriosNo último sábado, para estimular e divulgar a campanha de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o dia “D” da vacinação, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil, situada na rua Argentina, 600. Segundo a coordenadora de Imunização, Sônia Fernandes, a iniciativa é importante, porque durante a semana há muitas pessoas que não têm disponibilidade para irem até as unidades de saúde e com as atividades de sábado há um aumento na procura.

“No final de semana, muitas unidades de saúde se programaram para realizar a vacinação aos acamados, através das visitas domiciliares. Além disso, muitos que não têm tempo durante a semana puderam se vacinar no sábado. Com os dados preliminares percebemos que temos um índice de cobertura bom, visto que dos seis grupos prioritários (crianças, profissionais da saúde, gestantes, mulheres em puerpério, indígenas e idosos) atingimos quase 50%”, disse Sônia.

A vacina está disponível em todas as 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na zona urbana. A campanha segue até sexta-feira, dia 26 de abril. É importante lembrar que mesmo com a vacina é preciso que as medidas de higiene e prevenção sejam contínuas, como a lavagem das mãos, uso do álcool gel e manter os ambientes sempre arejados.

Foto:N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos