ECOH está com inscrições abertas até dia 28 de fevereiro
Formulário está disponível no site oficial do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina; resultado da seleção será divulgado em abril

O 12º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH) está com inscrições abertas para a seleção das atrações artísticas e pedagógicas que farão parte da programação do festival, marcado para acontecer em agosto. Os interessados terão até às 23h59 do dia 28 de fevereiro para enviar suas propostas por meio do formulário disponibilizado no site do ECOH. O resultado final será divulgado no dia 15 de abril de 2023.
Conforme o edital divulgado pelo Instituto Cidadania, poderão participar do encontro artistas e educadores interessados em apresentar histórias ou realizar oficinas com foco na narrativa oral para o público infantil ou adulto. O ECOH é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria de Cultura.
Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, ter o ECOH no calendário cultural de Londrina todos os anos é importante para que a contação de histórias seja fortalecida na cidade. “O ECOH é, sem dúvidas, um momento muito mágico da vida cultural de Londrina, pois trabalha diretamente com uma linguagem que mobiliza as pessoas. A contação de histórias está presente em nossa cidade o ano todo mas, com o ECOH, tudo ganha um maior fortalecimento. É um grande laboratório para que nossos professores se qualifiquem ainda mais e para que nossos contadores de histórias consigam imprimir uma linguagem que fala com o coração das crianças”, frisou.

O coordenador do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, Valdir Grandini, salienta que o ECOH é um dos grandes exemplos do papel da SMC no investimento da cultura local. “Em 2023, o nosso programa de incentivo à cultura, o Promic, completa 20 anos de implantação e o ECOH é um dos projetos que exemplificam a importância deste incentivo de fomento cultural. Sempre com o patrocínio do Promic, o ECOH se constitui hoje como um momento cultural importante para a contação de histórias em nível nacional, tornando-se referência para os contadores de histórias e também um exemplo da importância que a contação de história tem no contexto de uma cidade. Não por acaso, é uma grande felicidade ter o ECOH em nosso calendário anual, formando contadores e sendo um recurso encantador atingindo crianças, adolescentes e o grande público em geral”, ponderou.
A coordenadora-geral do ECOH, Claudia Silva, informa que os critérios que serão utilizados para a seleção levarão em consideração a qualidade artística, o custo-benefício e a contribuição para a cultura da diversidade. “Um tema que é muito importante para nós e que também faz parte da agenda de nosso país é o racismo estrutural, que precisa ser muito bem trabalhado em nossa sociedade. Além disso, também é uma marca do ECOH estimular a empatia com histórias que nos ajudam a se colocar no lugar do outro e respeitar o que é diferente. Por esse motivo, todos os anos buscamos por repertórios que contemplem as mais diversas culturas e as várias formas do contar”, resume.
Silva também aponta que o objetivo principal do evento é valorizar a narrativa oral. “Através do intercâmbio de saberes que é promovido ao longo do nosso festival, nós podemos também democratizar a cultura. Com o ECOH, nós queremos ocupar as escolas, as bibliotecas, as vilas culturais e as praças de toda a cidade. Até o ano passado, nós tivemos ainda algumas oficinas que foram realizadas em formato on-line, mas desta vez todas as atividades serão integralmente presenciais”, destacou.
Ao todo, a organização do evento planeja realizar 19 apresentações. “Queremos que a grande maioria da nossa programação seja aberta para o público em geral. Nosso cronograma prevê a realização de três oficinas, sendo uma delas dedicada especialmente aos professores do projeto Palavras Andantes e outras duas rodas de conversa para que os narradores troquem experiências”, disse a coordenadora-geral do ECOH.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora-geral do ECOH, Cláudia Silva, pelo telefone (43) 9 9632-9180.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria de imprensa do ECOH