Economia Solidária divulga produtos para a Páscoa 2023
População pode adquirir diversos artigos a preços acessíveis, ajudando assim diversas famílias que integram o Programa de Economia Solidária

Na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, lançou a coleção de produtos para a Páscoa de 2023 do Programa Municipal de Economia Solidária (PMES). A solenidade foi realizada na sede do Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, situado à Avenida Rio de Janeiro, 1.278, esquina com Avenida Juscelino Kubitschek, no centro.
O objetivo foi divulgar para a população os diversos artigos produzidos pelos empreendimentos integrantes da Economia Solidária e as novidades. Durante o lançamento, os participantes puderam aproveitar para degustar alguns dos produtos que estão sendo comercializados, como ovos de chocolate, ovos de colher, doces, brigadeiros, bolos e outros quitutes.

Entre as novidades anunciadas nesta manhã, está a inauguração de novos serviços no Centro Público. A partir de hoje, o local começa a servir almoço e café da manhã, e o piso superior passa a ser utilizado para a prestação de serviços de beleza, como de massagem relaxante, manicures e pedicures, extensão de cílios, design de sobrancelhas e cabeleireiras.
“Esse é mais um lançamento dos produtos da Economia Solidária, mas temos novidades: estamos iniciando os almoços na unidade, e as pessoas que fazem as reuniões aqui poderão adquirir o café da manhã ou o almoço oferecido por um grupo, para a geração de renda. Também estamos inaugurando o espaço superior, que será utilizado para a oferta de serviços, como design de sobrancelhas, corte de cabelo e massagem. Queremos consolidar esse espaço para a prestação de serviços dos trabalhadores e para a população em geral”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali.
O almoço custa R$ 25,00 e pode ser adquirido pelo número de WhatsApp (43) 3378-0577. Ele está sendo realizado em dois horários, das 11h às 12h30 e das 12h30 às 14h. No cardápio de hoje, havia a entrada principal (dadinho de tapioca com geleia de pimenta), seguido de paella caipira ou galinhada para quem tem restrição à carne de porco (com aviso prévio), e sobremesa (brigadeiro de colher). O almoço conta com apoio do Clube das Mães Unidas.

Já na parte superior da unidade, semanalmente, das 9h às 16h, será realizado o Dia da Beleza no Centro Público, com a oferta de serviços estéticos desenvolvidos pelos grupos integrantes do programa. Quem quiser agendar um horário, deve entrar em contato pelo número de WhatsApp (43) 3378-0577.
No momento, 53 empreendimentos solidários fazem parte do programa municipal, atuando em seis áreas de produção: artesanato, prestação de serviços, alimentação, confecção, agricultura e coleta seletiva. “O trabalho da inclusão produtiva é indescritível, porque as famílias chegam até nós para receber um benefício e, quando colocamos elas nesse serviço, através dos empreendimentos, elas não só vão buscar a autonomia econômica delas, mas também a autoestima, e vão usar uma habilidade que elas tiveram a vida toda para viver daquilo. Isso significa fortalecer vínculos e resgatar a cidadania”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali.
Os empreendimentos da Economia Solidária são formados e geridos por trabalhadores das áreas urbanas e rurais, com objetivo de gerar trabalho e renda, pautados em princípios de autogestão, cooperação e solidariedade. As iniciativas têm a assessoria técnica, financeira, de gestão e de produção.

A coordenadora-executiva da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, Fabricia Laís Pigaiani, explicou que atualmente 10 profissionais atuam no programa municipal de inclusão produtiva. “Estamos vendo que há um crescimento dos empreendimentos e, agora, teremos o almoço, que é uma grande vitória. A Cáritas está junto com o Município, através da Assistência Social, para trabalhar e trazer mais oportunidades para os empreendedores. Os produtos daqui são perfeitos e as pessoas fazem tudo com muito carinho”, disse.

Segundo a empreendedora e participante da Economia Solidária, Alexsandra Ramos da Silva Santos, do empreendimento chamado Doce Momento, a participação no programa é muito positiva. “Hoje, eu trouxe bombons em formato de coelhinhos, barras de chocolate e ovos de colher. Tem três anos que eu faço parte da Economia Solidária e tem sido cada vez melhor, cada vez mais supera as expectativas. Eles ajudam a gente bastante, com estratégias para melhorar e aumentar as vendas e ter engajamento, e quando a gente não vende muito, sempre cria experiências e conhece pessoas. Tem sido bem positivo”, contou.

O vice-prefeito João Mendonça, que esteve no local, parabenizou a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Cáritas pelos trabalhos desenvolvidos. “Tenho percebido o crescimento e a referência que tem se tornado esse local. Agora, até estão servindo almoço e café da manhã. Vamos multiplicar e realçar tudo isso que é feito aqui”, afirmou Mendonça.
Além dos alimentos, a população encontra diversos artigos de decoração para a casa, vestuário, lembrancinhas, semijoias, acessórios em geral e brinquedos para as crianças. Os interessados em saber mais sobre os itens podem acessar a página de Instagram do programa (clique aqui).
Onde adquirir- Esses artigos também são comercializados na Casa de Economia Solidária Café e Arte, que fica na Praça 7 de Setembro, na Rua Professor João Cândido, esquina com a Rua Piauí, no Centro. Tanto a Casa Café e Arte quando o Centro Público da Avenida Rio de Janeiro funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.