Entrevistas com candidatos afro-brasileiros do Concurso da Saúde serão no domingo (30)
São esperados 165 candidatos, que concorrem dentro da reserva especial de vagas para afro-brasileiros
Neste domingo (30), será realizada mais uma etapa do Concurso Público n° 2012/2022, que irá contratar novos profissionais de saúde para a Prefeitura de Londrina. Foram convocados 165 candidatos, que se autodeclararam como afro-brasileiros, para participarem das entrevistas de validação, que vão ocorrer na sede da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635), pela manhã e tarde.
No anexo do Edital n° 103/2023, estão listados todos os convocados e o horário em que cada um deverá se apresentar. Será preciso ter em mãos um documento de identificação pessoal com foto, como CNH ou RG. Nas entrevistas, os candidatos serão avaliados pela Comissão de Acompanhamento de Ingresso de Afro-brasileiros, prevista na lei municipal n° 11.952 de 2013, que instituiu a reserva de 10% das vagas dos concursos municipais para afro-brasileiros.
Se o candidato convocado não participar das entrevistas, ele perderá o direito de disputar sua vaga dentro da reserva especial para afro-brasileiros, e prossegue no Concurso Público concorrendo pelas vagas destinadas à classificação geral.
A cada duas horas, cerca de 40 candidatos serão recebidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). A Comissão de Acompanhamento é composta por sete pessoas, sendo três membros indicados pela Prefeitura, três voluntários que representam entidades comprometidas com a causa afro-brasileira, mais um membro indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Londrina. “A banca é formada por pessoas altamente qualificadas no tema específico de cotas raciais, e basicamente faz uma avaliação para validar o que foi previamente autodeclarado pelo candidato. Esse processo garante que as cotas sejam concedidas a quem de fato faz jus ao direito e garante a lisura do certame na aplicação de políticas públicas de cotas étnico-raciais”, destacou a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci.
De acordo com o gerente de Provimento da SMRH, Gustavo Velei de Aquino, que também integra a Comissão de Coordenação Geral do Concurso, todos os candidatos que comparecerem serão entrevistados pelos membros da Comissão de Acompanhamento. “Nesse momento, serão avaliados os fenótipos que os caracterizem como pertencente ao grupo étnico-racial negro”, afirmou.
Pelo cronograma do Concurso Público, o resultado preliminar das entrevistas deve ser publicado dia 3 de maio, no site da Fafipa. “Caso não ocorra a convalidação do candidato, caberá recurso no prazo de 4 a 6 de maio. Nesse mesmo período, também correrá o prazo para recursos sobre o resultado preliminar do Teste de Aptidão Física, para os candidatos do cargo de Agente Comunitário de Saúde”, acrescentou Aquino.
Os pedidos de recurso devem ser protocolados diretamente na “Área do Candidato”. O acesso é feito pelo site www.fundacaofafipa.org.br. O resultado final do Concurso Público está programado para ser divulgado em 9 de maio, com homologação estimada para o dia 15 do mesmo mês.