Cidadão

Evento comunitário na zona norte reúne mostra de trabalhos, cultura e serviços

Ação da Rede Intersetorial Norte A terá orientações, apresentações artísticas e exposição de produções de crianças e adolescentes; iniciativa integra ações da campanha Faça Bonito

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, a Rede Intersetorial Norte A realiza, neste sábado (27), as atividades da II Mostra de Trabalhos. O evento, que terá programação das 9h às 12h, nas dependências do Conselho Tutelar da Região Norte (rua dos Pintores, 73), contará com exposição de trabalhos de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, além de apresentações culturais.

A programação também traz bazar social, serviços como aferição de pressão e testes de glicemia, corte de cabelo, agendamento do Cadastro Único, oficinas e divulgação e orientação da rede de serviços. A iniciativa é desenvolvida em conjunto pela Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, juntamente com órgãos e entidades parceiras, incluindo o Conselho Tutelar, Sesc e Senac, e unidades da rede estadual de ensino.

Os trabalhos estão inseridos nas atividades do Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”.

A abertura do evento, às 9h, terá momento de fala com Patrícia Mafalda, conselheira tutelar na região norte. Depois, às 10h, haverá apresentação de canto e coral com o projeto Mocinhas da Cidade, formado por usuárias do CRAS Norte B, via programa Movimenta CRAS. A partir das 10h30, está programado show de voz e violão por alunos e uma professora do Colégio Estadual Cívico Militar Vista Bela. Já às 11h o projeto de circo da Escola Municipal Juliano Stinghen traz uma performance divertida para animar o público.

Simultaneamente à programação de apresentações, vários outros serviços serão prestados no decorrer da manhã, até as 12h. O Sesc fará bazar social, corte de cabelo e aferição de pressão e glicemia. A equipe de residentes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padovani estará no local do evento realizando um jogo para crianças e adolescentes com a temática do dia 18 de maio, e o CRAS Norte A, pelo Movimenta CRAS, realizará oficina temática com uma brincadeira de pescaria sobre direitos. O Creas Norte também participará da ação prestando informações à população.

Foto: Divulgação

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o evento em alusão ao dia 18 de maio, marcando o combate à exploração de crianças e adolescentes, integra uma programação que trouxe várias ações ao longo deste mês em Londrina. “Tivemos uma agenda com grande potência e integração das redes intersetoriais, dividida por territórios, o que respeita mais onde essas crianças e suas famílias vivem e são atendidas. Também fortalece a divulgação da campanha para os bairros e valoriza os trabalhos prestados pelo Município e seus parceiros. No dia 27, com o Conselho Tutelar e várias instituições, a zona norte receberá a segunda edição da Mostra. Isso gera sentido forte de participação e pertencimento, não só de conscientização e mobilização, mas também para levar vários serviços à comunidade, com políticas públicas concentradas onde as pessoas estão e precisam”, destacou.

Micali lembrou que, no último sábado, dia 20 de maio, um grande evento foi realizado no Centro de Londrina, com ato e passeata do Calçadão até a Concha Acústica, e uma série de atrações culturais e atividades. “Foi um momento importante e bonito, reunindo as crianças e adolescentes atendidos pelas redes intersetoriais e com diversas políticas públicas representadas. Tivemos também, em maio, ações nas outras regiões de Londrina, como sul e oeste, por exemplo. É uma construção coletiva que ajuda a despertar o interesse da sociedade para temas sensíveis e importantes, que devem ser debatidos constantemente”, disse.

A assistente social e coordenadora do CRAS Norte A, Nayara Damião, destacou que o 18 de maio é uma data para reunir esforços e ações integradas com as redes de serviço, para que o tema do abuso e violência contra menores seja lembrado e debatido com mais profundidade. “É um período para olhar com mais atenção e chamar o público para conversar e refletir sobre o assunto, mas a pauta em si merece olhar atento permanentemente. A ação comunitária de sábado, na zona norte, dá visibilidade a essa questão que afeta diretamente a sociedade, parando a rua do Conselho Tutelar com várias atrações e serviços, abordando o tema de forma lúdica e direcionada para cada faixa etária. No ano passado, na primeira edição, cerca de mil pessoas participaram e esperamos público similar para este fim de semana”, contou.

Segundo Damião, a iniciativa é resultado de um processo contínuo de discussões e medidas que fazem parte das deliberações das redes intersetoriais. “Na rede Norte A, por exemplo, tivemos recentemente formações para servidores e debates relacionados à violência contra a criança, envolvendo abordagens também sobre relações sociais de gênero e outros aspectos inseridos nessa realidade. Essas ações, de forma geral, reverberam na rede de atendimento ao longo de todo o ano, e é importante aprofundar as atividades formativas, capacitações e debates”, concluiu.

Sobre o 18 de maio – Durante maio, a campanha Faça Bonito viabilizou atividades diversas como contação de história, mobilizações de conscientização com atuação de serviços existentes nos territórios da cidade, palestras, apresentações culturais, plantio de árvores, biblioteca móvel, mostra de trabalhos de crianças e adolescentes e outras. É marco desta edição os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, apenas aos oito anos de idade, no Espírito Santo. Ela foi drogada, abusada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória.

O conjunto de eventos inseridos na campanha Faça Bonito busca sensibilizar, informar, orientar a sociedade, bem como convocá-la a participar dos atos voltados à atenção, prevenção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Dessa forma, a campanha visa mostrar a importância da garantia a este público ao direito de seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. Os eventos são parte da campanha Maio Laranja de 2023, organizada pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos