Prefeitura executa fase preliminar da construção da sede própria do CRAS Sul A
Com quase 220 m² de área total, o novo imóvel terá estrutura ampla e moderna para aprimorar a qualidade dos atendimentos socioassistenciais prestados à população

Na região sul de Londrina, estão em andamento as obras de construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul-A, que funcionará na avenida Guilherme de Almeida, na abrangência do Parque das Indústrias, próximo à PR-445. Trata-se da primeira casa própria que terá esta unidade do CRAS, responsável por atender, em média, 2 mil pessoas por mês em sua área de alcance, beneficiando centenas de famílias residentes em diversos bairros (Jardins União da Vitória – 1 a 6, Nova Esperança, Cristal, Maravilha, Conjunto Jamile Dequech e Residencial Campos Elísios, entre outros).
As ações de construção, iniciadas do zero, começaram em meados de maio deste ano, e algumas das intervenções que integram a fase de serviços preliminares avançam para a conclusão. A casa nova do CRAS Sul-A está sendo erguida em uma parte do terreno onde funcionava a antiga usina de asfalto do Pavilon.

Após ficar pronto, o imóvel edificado integrará, a partir de 2024, o complexo de serviços municipais que já conta com equipamentos como a Praça da Juventude, a Biblioteca da Região Sul e duas capelas mortuárias geridas pela Acesf – ambas entregues em julho de 2022.
Desde 2017, o CRAS Sul-A funciona no mesmo espaço da Biblioteca da Região Sul, dividindo ambiente em imóvel cedido pela Secretaria Municipal de Cultura. Antes disso, esteve em outros endereços alugados ou adaptados, tendo funcionado na mesma sede do CRAS Sul-B, por exemplo. Com a construção, a unidade passará a ter ambiente próprio e totalmente adequado para atender ao público com mais qualidade, segurança e conforto, aprimorando o fluxo dos serviços prestados.
O imóvel do CRAS Sul-A totalizará área edificada de 217,79 m². A sede foi projetada para ser uma unidade composta por área de recepção, estacionamento, cinco banheiros – sendo dois para o público em geral, dois adaptados para pessoas com deficiência e um para servidores; espaço de circulação, duas salas de atendimento coletivo, quatro salas de atendimento individualizado, sala de coordenação e sala para equipe técnica, além de área de serviços, cozinha, copa, almoxarifado e outros.
O investimento total da Prefeitura de Londrina para construir o prédio será de R$ 951.288,77. Este recurso é próprio do Município e a empresa responsável – a PGC Engenharia de Obras – terá prazo de dez meses para executar as obras, com previsão de entrega para fevereiro do ano que vem. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, que também é responsável por fazer a fiscalização e o acompanhamento da evolução das atividades.

As obras no local já incluíram a instalação de cercas, canteiro de obras, limpeza geral, locação da obra e demarcação do terreno com a fundação por estacas. A terraplenagem, serviço de base para a infraestrutura, vem avançando, sendo que uma parte do nivelamento e escavações já foi finalizada, e outras terão continuidade com etapas posteriores de movimentação de terra mecanizada.
Também compõem o rol de ações das próximas intervenções a construção de muros de arrimo, necessária para, depois, a empreiteira iniciar de fato a edificação da estrutura predial da nova sede. Nesse estágio, as obras terão a colocação de vigas, a implantação de alvenaria e depois de pilares e outras estruturas de concretagem e acabamentos para finalizar a execução do projeto.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a sede própria do CRAS Sul-A é uma reivindicação antiga e uma necessidade de décadas, dada a grande demanda de atendimentos que a unidade tem em um vasto território da área sul da cidade. “É necessário ressaltar que centenas de famílias recebem suporte nesse local, que funciona faz tempo de maneira improvisada e adaptada. Assim, o ganho com a sede própria será enorme, primeiro para a população e, depois, para os trabalhadores em suas rotinas diárias. Teremos várias salas e ambientes novos que irão condizer com a qualidade e importância dos atendimentos que a Prefeitura presta por meio dos CRAS, ajudando a cuidar das famílias mais vulneráveis do município. Estamos contentes e motivados aguardando o imóvel ficar pronto”, contou.
Conforme frisou a assistente social e gerente de Gestão de CRAS, Solange Aparecida de Oliveira, o CRAS Sul-A atua em um território abrangente e que precisa de intervenção das políticas públicas, incluindo a de assistência social. “A região sul de Londrina tem densidade populacional grande, com concentração expressiva de desproteção social. Nesse contexto, o CRAS Sul-A é uma referência para boa parte da população que reside nessa abrangência, atendendo cerca de 2 mil famílias por mês, entre diversas modalidades de trabalho. Essa unidade nunca teve sede própria, o que será extremamente importante, em um local com excelente estrutura que proporcionará maior qualidade nos serviços prestados, desde a recepção, os atendimentos e acompanhamento técnico ofertados”, disse.

Função e abrangência – No CRAS Sul-A, os serviços atendem bairros como os jardins União da Vitória (1 a 6), Residencial Campos Elísios, Jardim Nova Esperança, Jardim Cristal, Jardim Maravilha, Conjunto Jamile Dequech, além de áreas de ocupação territorial. “Há tanto o atendimento particularizado como o coletivo, com trabalhos técnicos e acompanhamento familiar. Os trabalhos no CRAS Sul-A são desempenhados por equipe formada por técnicos administrativos, assistentes sociais, psicólogos, entre outras funções operacionais, sendo desenvolvidos de forma articulada com as redes socioassistencial e intersetorial de Londrina”, detalhou Oliveira.
Assim como em qualquer unidade de CRAS em Londrina, o principal serviço do CRAS Sul-A é o de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), de caráter continuado, com objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.