Secretaria Municipal do Idoso participou do 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos
Realizada em Cascavel, atividade concluiu a programação da Campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), participou da segunda edição do Seminário Feliz Cidades dos Idosos, realizada em Cascavel na última quinta-feira (29). Além de abordar a política de atenção à pessoa idosa de maneira geral, a atividade também teve como foco a discussão de algumas ações implantadas pela Prefeitura de Cascavel.
O evento foi conduzido como parte da Campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. No dia 2 de junho, o primeiro seminário da programação havia sido promovido em Londrina (saiba mais). Representando o Município, compareceram ao seminário a assessora técnico-administrativa da SMI e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Luciana Alvarez, a também assessora da SMI, Evelyn Mattera, e o gerente de Articulação Comunitária, Michel Nakad.
A atividade contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; os deputados estaduais Cobra Repórter – que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) – e Batatinha; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e o secretário municipal de Assistência Social de Cascavel, Hudson Moreschi. Também estiveram presentes a procuradora de Justiça Rosana Bevervanço, do Ministério Público do Paraná (MPPR), e a chefe do Departamento de Políticas da Pessoa Idosa do Governo do Estado, Adriana Oliveira, atualmente vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.
Entre outras ações, a programação contou com discursos das autoridades, atividades culturais, apresentação dos serviços conduzidos pela Prefeitura de Cascavel e falas de diversos participantes, incluindo Luciana Alvarez, que explicou a atuação da SMI e CMDPI.
“Foram discutidas as principais demandas que vêm se apresentando nessa conjuntura atual, do crescimento da população idosa, e a grande necessidade de implementar novas ações. A gente também tratou bastante da questão da violência, sendo que o Conselho Estadual apresentou dados sobre esse assunto, as principais formas de violência contra a pessoa idosa e outras informações relevantes”, frisou Alvarez.
Ainda segundo a representante da SMI, as duas cidades escolhidas para a realização do seminário – Cascavel e Londrina – têm uma atuação bastante expressiva na área de políticas voltadas às pessoas idosas. “Nós saímos daqui fortalecidos, entendendo que Londrina tem feito um excelente trabalho e está caminhando na direção certa. Esse evento proporcionou uma troca de experiências e saberes bastante rica, e a gente volta com várias ideias para que possamos aprimorar ainda mais o atendimento à pessoa idosa no nosso município”, disse.