Apresentação da Orquestra Sanfônica anima saguão da Prefeitura de Londrina
Iniciativa patrocinada pelo Promic promove ensaios gratuitos de sanfona, unindo principiantes e praticantes de longa data

Quem esteve no piso térreo da Prefeitura de Londrina, na manhã desta quarta-feira (12), entre 11h e 11h30, teve a oportunidade de desfrutar de um momento musical proporcionado pela Orquestra Sânfonica. Tocando canções com acordeão, que ecoaram pelo corredor de entrada do prédio municipal, o projeto se apresentou e mostrou um pouco do seu trabalho, fruto de oficinas patrocinadas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura em 2023. O grupo é composto por mulheres e homens praticantes do instrumento, mesclando iniciantes e pessoas com vasta experiência musical.
O repertório do dia passeou por canções como “Luar do Sertão”, de João Pernambuco, “No fundo da Grota”, de Ivonir Machado, “Merceditas” (folclore argentino), além de “With a little help from my friends”, dos Beatles.
Uma das participantes, Sônia Swenson Grandis Lepri, demonstrou empolgação com a atividade de hoje e falou sobre a sensação de estar na Orquestra Sanfônica. Ela é filha de uma acordeonista renomada que Londrina teve, Evelina Grandis, pioneira nesse instrumento na cidade e que manteve um grupo durante várias décadas, surgido nos anos 1950. “Toco sanfona há uns 60 anos e é uma satisfação imensa estar hoje nesse projeto tão bonito. Muitos aqui se conhecem de longa data, já se casaram, depois seus filhos também, mas a música sempre presente de alguma forma, pois preenche a vida da gente, não é?. E outros estão começando no instrumento e trazendo uma ótima energia e motivação. É na música onde encontramos coragem para enfrentar as vicissitudes da vida, como dizia a minha mãe Evelina Grandis”, evidenciou.

Outra componente do grupo musical, Maude Fernandes, disse que a experiência no projeto é muito positiva e construtiva. “É gostoso demais tocar com esse pessoal e dividir ótimos momentos em meio à prática musical com esse instrumento que amamos. Toco desde a adolescência e também dou aulas de acordeão. O grupo é diversificado e formado por pessoas muito legais”, contou.
Durante a apresentação na Prefeitura, a coordenadora da Orquestra Sanfônica de Londrina, Maria Inez Gomes, que é produtora cultural e socióloga, comentou que a intenção da iniciativa é resgatar, valorizar e preservar a cultura popular da sanfona no Brasil. “Com essa proposta, inscrevemos o projeto no Promic e, felizmente, fomos contemplados e pudemos ofertar gratuitamente aulas de acordeão, com uma turma de 15 pessoas durante o primeiro semestre. A maioria do grupo é formada por mulheres adultas, quase 50% é de principiantes, mas todos os participantes compartilham o gosto pela música. Tem meninas que iniciaram agora, com o projeto, e já estão tocando juntas com os mais experientes, é algo incrível e gratificante”, acentuou.
Já o professor e maestro da Orquestra Sanfônica, Alexandre Garcia de Oliveira, afirmou ser uma honra estar à frente do projeto e poder também aprender com os integrantes. “Como vocês puderam notar, é uma atividade feita por quem gosta, leve e repleta de vida e entusiasmo a partir da música. Há senhoras que tocam há várias décadas, são muitos anos dedicados e eu, mais jovem que eles, tenho grande gratidão por ter essa experiência de ensinar e aprender ao mesmo tempo. O desafio é grande, mas as pessoas do grupo são amáveis, estamos conseguindo ensaiar canções antigas e também mais novas”, relatou.
Orquestra Sanfônica – Iniciado em janeiro de 2023, com patrocínio do Promic, o projeto ofertou durante seis meses aulas de sanfona gratuitas, por meio de encontros semanais no Museu Histórico de Londrina, às quartas-feiras. A iniciativa está encerrando sua primeira etapa, e pretende continuar e ampliar o alcance, com novo projeto já submetido a outro edital do Promic.
A culminância do primeiro semestre está ocorrendo em Londrina com apresentações em espaços públicos. A primeira foi no Terminal Urbano, na semana passada, e a segunda hoje (12), na sede da Prefeitura. Nesta sexta-feira (14), o local será a Concha Acústica, às 17h30. No mesmo dia, às 19h, o evento final será no Sesc do Centro, na rua Fernando de Noronha, 264.