Destaques

Kireeff sanciona Lei do Passe Livre

lei.passe.livre.NP

Principais beneficiados são os alunos do ensino fundamental. A isenção da tarifa não vai encarecer o valor do transporte coletivo para demais os usuários  

lei.passe.livre.N2A partir de janeiro de 2014, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental regular ou supletivo de Londrina terão gratuidade no transporte coletivo. O prefeito Alexandre Kireeff sancionou a Lei 11.972 (“lei do passe livre”) que garante o benefício.  Além da isenção, a legislação institui outros benefícios. Ela estabelece  que os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental regular ou supletivo; e do ensino médio regular ou supletivo; assim como do pré-vestibular; do ensino superior e de pós-graduação, têm direito a pagar 50% do valor da tarifa.

Houve cerimônia com a presença dos vereadores Gustavo Richa, Elza Correia, bem como representantes dos estudantes.    

Por mês, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 80 mil. “Em um ano o investimento será de quase R$ 1 milhão, dinheiro que sairá dos cofres públicos. O benefício do passe livre não vai impactar no valor da tarifa”, comentou o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas. A cidade conta com 16.740 alunos cadastrados.

Passe livre para todos

No entendimento do prefeito Kireeff a questão do passe livre está vinculada à política de educação e não apenas à política de mobilidade urbana, visto que a educação é direito de todos e para que as crianças possam frequentar as aulas é preciso que elas se desloquem até as escolas. “A redução de 50% no valor da tarifa já faz diferença. Mas pretendemos conseguir o passe livre para os demais estudantes do ensino médio, técnico e superior. Em 2014, vamos ampliar o passe livre e, assim, buscaremos soluções para isso junto aos governos do estado e federal. É importante lembrar que isso não compromete o sistema de mobilidade, porque a empresa contratada pela Prefeitura e que fazia o transporte dos alunos continuará realizando essa tarefa”, disse Kireeff.

Fotos: Núcleo de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos