Kireeff sanciona Lei do Passe Livre

Principais beneficiados são os alunos do ensino fundamental. A isenção da tarifa não vai encarecer o valor do transporte coletivo para demais os usuários
A partir de janeiro de 2014, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental regular ou supletivo de Londrina terão gratuidade no transporte coletivo. O prefeito Alexandre Kireeff sancionou a Lei 11.972 (“lei do passe livre”) que garante o benefício. Além da isenção, a legislação institui outros benefícios. Ela estabelece que os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental regular ou supletivo; e do ensino médio regular ou supletivo; assim como do pré-vestibular; do ensino superior e de pós-graduação, têm direito a pagar 50% do valor da tarifa.
Houve cerimônia com a presença dos vereadores Gustavo Richa, Elza Correia, bem como representantes dos estudantes.
Por mês, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 80 mil. “Em um ano o investimento será de quase R$ 1 milhão, dinheiro que sairá dos cofres públicos. O benefício do passe livre não vai impactar no valor da tarifa”, comentou o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas. A cidade conta com 16.740 alunos cadastrados.
Passe livre para todos
No entendimento do prefeito Kireeff a questão do passe livre está vinculada à política de educação e não apenas à política de mobilidade urbana, visto que a educação é direito de todos e para que as crianças possam frequentar as aulas é preciso que elas se desloquem até as escolas. “A redução de 50% no valor da tarifa já faz diferença. Mas pretendemos conseguir o passe livre para os demais estudantes do ensino médio, técnico e superior. Em 2014, vamos ampliar o passe livre e, assim, buscaremos soluções para isso junto aos governos do estado e federal. É importante lembrar que isso não compromete o sistema de mobilidade, porque a empresa contratada pela Prefeitura e que fazia o transporte dos alunos continuará realizando essa tarefa”, disse Kireeff.
Fotos: Núcleo de Comunicação




