Centro de Oficinas para Mulheres e Senac Norte oferecem curso de manicure e pedicure
Serão 40 aulas e 160 horas de atividades no curso que vai de 21 de agosto até 19 de outubro; inscrições pelo (43) 99945-0056

Quem deseja aprender ou aprimorar seus conhecimentos para práticas de manicure e pedicure terá mais uma oportunidade a partir deste mês, por meio da capacitação oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Senac Norte. As inscrições estão abertas para uma nova etapa do curso, que será realizada de 21 de agosto a 19 de outubro, com aulas de segunda a sexta-feira, sempre das 13h30 às 17h30, na sede do Senac Norte (rua Cegonha, 100, Conjunto Habitacional Violin).
Mulheres acima de 18 anos podem participar, residentes em Londrina ou nos distritos rurais, atendidas pela SMPM, via Centro de Oficinas para Mulheres (COM). Há 20 vagas disponíveis para esta próxima turma, e o canal de inscrições é o número do COM, (43) 99945-0056 (WhatsApp).
Ao todo, serão feitas 40 aulas que resultarão em 160 horas de carga de atividades. Os encontros serão conduzidos por instrutoras do Senac Norte, que ensinarão uma série de conteúdos e práticas às alunas inscritas. A atividade integra o Programa de Capacitação na área da Beleza e Estética, mantido pela SMPM, e também o Programa Senac Gratuidade (PSG)
O curso é dividido em três frentes de conhecimentos, sendo a primeira com o tópico “Organizar o ambiente e os processos de trabalho de manicure e pedicure” (36h). A segunda levanta o tema “Embelezar mãos e pés” (108h), e a terceira aborda o “Projeto Integrador Manicure e Pedicure” (16h).
Por estes pilares, as aprendizes poderão saber mais sobre condutas de limpeza, higienização e desinfecção de materiais, instrumentos, instalações e mobiliários, conforme as normas da vigilância sanitária vigentes; esterilização de instrumentos, preparação do espaço de trabalho selecionando materiais, equipamentos, mobiliários e produtos e controlando o estoque, de acordo com os procedimentos a serem executados; elaboração de preço e os serviços de manicure e pedicure com base no planejamento de carreira, demanda local e nos custos diretos e indiretos de cada procedimento; e recepção e cadastro dos clientes, prestando orientações sobre os serviços oferecidos, conforme necessidades e preferências.
Também serão tratadas questões referentes à hidratação de mãos e pés, corte, lixa e polimento das unhas, remoção de cutículas, esfoliação, esmalte, decoração, procedimentos de relaxamento e bem-estar, e aplicação de unhas postiças. Ainda fazem parte do pacote do curso aspectos como estratégias de negócio, elaboração de síntese do Projeto Integrador, apresentação de resultados e proposição de soluções, entre outros.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, afirmou que o curso amplia e fortalece as ações de capacitação para o trabalho e a geração de renda voltados para as mulheres atendidas pela Secretaria da Mulher. “Este processo contribui para a autonomia financeira das mulheres e desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades profissionais”, citou ela.
Segundo a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres, Carina Souza, a iniciativa atende uma demanda crescente por essa capacitação que já teve várias outras etapas anteriores, sempre com alta procura. “Muitas pessoas já conseguiram evoluir em suas práticas de manicure e pedicure, conseguindo inclusive ter seu próprio negócio ou melhorá-lo. Trabalhamos no COM explorando bastante essa área do empreendedorismo, que vem sendo importante para fortalecer essa política pública em benefício das mulheres londrinenses”, disse.