Cidadão

Oficina de artesanato para confecção de “fuxico” será realizada no Sesc Cadeião

Atividade é gratuita e ofertada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, podendo participar pessoas acima de 18 anos

Mulheres que gostam de artesanato e buscam oportunidades para obter uma fonte de renda extra podem participar da Oficina de Fuxico, por meio da qual será demonstrada a técnica artesanal para confecção de diferentes peças em tecido. A atividade tem inscrições gratuitas e é ofertada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com o Sesc Cadeião, onde a aula será realizada neste domingo (20), das 9h às 12h, na rua Sergipe, 52, Centro.

As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (18), mediante contato pelo número (43) 99945-0056 – WhatsApp do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), da SMPM,. As vagas são limitadas e a ação é direcionada a pessoas acima de 18 anos, com ou sem conhecimento prévio da prática artesanal em questão. Todos os materiais necessários serão fornecidos pela organização, como tesouras, linhas, agulhas e outros, bastando às participantes apenas comparecer ao local.

Os trabalhos da oficina terão como ministrante a artesã Bianca Baggio, profissional cedida pelo Sesc. A técnica do fuxico, que forma pequenas “trouxinhas” de retalhos, abre possibilidades para as artesãs aprenderem passo a passo, na prática, a confeccionar diversos tipos de peças, entre itens decorativos, utensílios de uso doméstico, enfeites e tipos de ornamentos para acessórios como roupas, tapetes e outros. “Por meio do fuxico é possível criar, bolsas, capas de almofada, colchas de cama, customização de roupas e o que mais a criatividade da artesã permitir”, disse a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres, Carina Souza.

O termo “fuxico”, de origem africana, significa remendo. Muito popular no Brasil, seu contexto, enquanto denominação para a prática de artesanato, remete a famílias de baixa renda que realizavam este tipo de serviço manual criativo reaproveitando retalhos, tecidos e outros materiais. Dessa forma, é possível criar peças com baixo ou nenhum custo, dependendo do que se tem à disposição.

Segundo a diretora de Empreendedorismo e Ação Educativas da (SMPM), Lisnéia Rampazzo, o
objetivo da oficina é que as mulheres desenvolvam habilidades manuais e possam ter a
possibilidade de gerar renda alternativa. “Essa é a quarta oficina realizada em parceria com o
Sesc Cadeião, as ações têm tido uma ótima procura com resultado muito positivo”, destacou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos