Secretaria de Saúde faz encerramento de curso sobre doenças crônicas
Voltada aos profissionais da rede municipal, atividade teve início em junho e contou com 521 inscritos; iniciativa foi realizada em parceria com a UEL
Neste sábado (2), das 8h às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o encerramento do curso de capacitação sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240, Jardim Bancários).
O evento contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, da diretora de Atenção Primária à Saúde, Valéria Barbosa, e da supervisora e preceptora da Residência Municipal em Medicina de Família e Comunidade, Beatriz Zampar. Também serão ministradas, por profissionais da SMS, apresentações sobre os indicadores de saúde do município e o olhar e cuidado centrados nos usuários/pacientes. Haverá, ainda, uma peça de teatro sobre o atendimento na rede básica, promovendo um momento lúdico para a reflexão sobre cuidado integral.

Iniciado no dia 3 de junho, o curso contou com 521 profissionais inscritos, sendo a maioria atuante nas unidades de atenção básica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS). Realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Residência Multiprofissional em Saúde da UEL, a iniciativa abordou as temáticas gerais, dados epidemiológicos e algumas condutas relativas à hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade. Estas condutas estão descritas em protocolos atualizados que serão entregues, em breve, às unidades da rede municipal de Saúde.
Conforme a coordenadora de Controle da Saúde do Idoso e Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS, Bruna Giovine, o objetivo é prosseguir com essas discussões junto a todas as unidades. Dessa forma, será possível rever os processos de cuidado e implementar as ações e acompanhamento aos usuários com DCNTs.

“Momentos como esses são extremamente importantes para despertar o olhar dos profissionais sobre o cuidado a estes usuários com DCNTs. Porém, entendemos que a discussão não se esgota aqui. As próximas etapas e momentos deste processo proposto pela Secretaria de Saúde visam a avaliação, programação, monitoramento e redirecionamento das ações realizadas, para a melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários”, salientou Giovine.
Conteúdo da capacitação – O curso foi aberto em 3 de junho, com uma aula presencial no anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na sequência, incluiu também diversas atividades on-line, totalizando 64 horas, realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
Para obter certificação, os participantes tiveram que cumprir as atividades e responder a um questionário sobre os temas da capacitação. As ações foram conduzidas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Estadual de Londrina.




