Maternidade Municipal recebe visita e roda de conversa com estudantes de Medicina
Aproximadamente 45 graduandos do curso conversaram com pacientes, colaboraram com orientações e participaram de roda de conversa com profissionais e o público

Nesta terça-feira (24), um grupo de estudantes do curso de Medicina da PUCPR – Campus Londrina fez uma visita ao prédio da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, na região central da cidade. Cerca de 45 alunas e alunos do 2º período da graduação, acompanhados e monitorados por preceptoras médicas pediatras, professoras da universidade, percorreram as dependências do local. Eles puderam ver de perto o funcionamento da maternidade e a atuação da equipe profissional do equipamento público.
Os graduandos, divididos em grupos menores para circular pelo espaço, foram recepcionados e guiados pelo Comitê Interno de Aleitamento Materno da Maternidade, passaram pelos quartos e conversaram e deram orientações sobre amamentação com as pacientes que estão no período de puerpério, a fase pós-parto dos bebês. As mães tiraram suas dúvidas e os alunos, além de trazerem informações, também tiveram suas dúvidas esclarecidas pelas médicas e professoras.

O grupo de estudantes ainda teve a oportunidade de participar de um momento de palestra e troca de experiências sobre o tema amamentação juntamente com os profissionais médicos da casa, da PUCPR e as mães atendidas, em uma roda de conversa aberta para compartilhar as vivências.
Todas as etapas da visita foram orientadas e monitoradas pelas médicas pediatras Camila Arfelli Cabrera e Cássia Regina Guimarães, e a fisioterapeuta especializada em fisioterapia intensiva pediátrica, Milena Vieira, professoras da PUCPR. Por parte da Maternidade Municipal, acompanharam os visitantes a obstetra e coordenadora médica da unidade, Pollyanna Alves, e a enfermeira responsável pelo Comitê Interno de Aleitamento, Tatiana Silva. No decorrer deste trabalho final, ainda foram entregues materiais informativos a quem estava presente.
Segundo a coordenadora médica da Maternidade Municipal, Pollyanna Alves, as atividades foram bastante produtivas, permitindo aos estudantes de Medicina uma vivência prática para trabalhar o tema aleitamento materno de forma mais aprofundada. “Foi possível esclarecer as dúvidas existentes, tanto das mães como dos próprios alunos de graduação, com foco principal nas puérperas. Com a devida e necessária orientação, todos conseguiram conhecer a Maternidade, dialogar com as pacientes, interagir e entender melhor quais são as limitações e dificuldades enfrentadas por essas mulheres. Isso é algo que vai além da teoria, e essa prática proporciona uma grandiosa experiência de formação dessas pessoas e futuros profissionais da área médica”, destacou.
Alves acrescentou ainda que, para a Maternidade Municipal, essa forma de experiência também é enriquecedora. “Já fazemos na Maternidade este trabalho de orientação com as técnicas de enfermagem e o Comitê de Aleitamento. E sempre é interessante recebermos estudantes e profissionais em visitas assim, que geram ambiente de aproximação deles com os pacientes, com a realidade vivida e conosco. É uma troca muito benéfica e as mães se sentem mais à vontade para tirar suas dúvidas e falar sobre sua experiência. Elas entendem que os problemas que enfrentam são os mesmos de várias outras e podem compartilhar isso”, contou.