Pombos: repelência por iluminação é satisfatória

Prefeitura inicia levantamento para elaboração de projeto de instalação de refletores no Bosque central
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) informou hoje (14) que o resultado da experiência para repelir o pouso de aves por iluminação é satisfatório. Instalados em duas árvores do Bosque Marechal Rondon, três holofotes com lâmpadas de 500 watts cada – simulando a luz solar do entardecer – fizeram com que houvesse redução dos pombos pousados nessas árvores.
O objetivo da repelência por iluminação é reduzir a área de limpeza e a sujeira nas áreas de circulação de pedestres, concentrando os pombos nas partes internas do Bosque. “Ao deslocarmos o pouso das aves, o trabalho de limpeza e manutenção será facilitado”, disse o biólogo e diretor técnico da Sema, Paulo Dolibaina.
Além de reduzir a área de higienização, Dolibaina explicou que a simplificação irá ocorrer pois a maior parte da área interna do bosque não é pavimentada. “Neste tipo de superfície, a decomposição dos excrementos dos pombos se dá através dos microorganismos”, explicou o biólogo.
Técnicos da Prefeitura vão mapear pontos estratégicos para instalar holofotes nas árvores periféricas e caminhos internos do Bosque.
Foto: Luiz Jacobs




