Prefeitura assina contrato para restauração do prédio da Cultura

Espaço que abrigará a sede da Secretaria Municipal de Cultura será totalmente reformado; com valor estimado em R$1,180 milhão obras terão início ainda em outubro
Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Londrina firmará convênio para o início das obras de restauração de um espaço importante na história da cidade: o prédio da Secretaria Municipal de Cultura. O local onde funcionava a antiga Casa da Criança fica na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica. O prefeito Alexandre Kireeff assinará o contrato em solenidade que ocorrerá em seu gabinete, às 10h30. Também estará presente a secretária de Cultura Solange Batigliana. O contrato para a realização da obra de restauro será assinado com a empresa NS Engenharia, vencedora da licitação. A previsão inicial de entrega é de 10 a 12 meses.
Paralisadas desde 2010, com cinco licitações desertas neste hiato, ou seja, sem empresas interessadas, as obras, enfim, sairão do papel. A diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes, expõe que a reforma é de grande importância para a cidade, sendo a primeira obra de restauro de edificação em Londrina bancada integralmente pelo poder público municipal. Segundo ela, a restauração da edificação prevê o resgate de vários aspectos originais, inclusive com a demolição de anexos que ao longo dos anos foram incorporados ao prédio original.
“Será um novo espaço cultural. A parte superior, por exemplo, o antigo solário da Casa da Criança, que se encontra totalmente descaracterizado, será resgatado em suas características originais. Lá haverá uma área aberta e também um local fechado para a realização de eventos e ações culturais”, conta. Outra novidade será a adequação de um auditório para 50 pessoas, previsto no projeto original, mas que nunca chegou a ser viabilizado. A já tradicional Sala de Exposições José Antônio Teodoro também será reativada e aberta ao público após a reinauguração. Além disso, o prédio será novamente a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, abrigando o gabinete e as diretorias de Incentivo à Cultura, Ações Culturais e Patrimônio Histórico.
Prédio é marco social de Londrina
A restauração do prédio da Cultura significa a recuperação de um espaço que representa um marco social na história de Londrina. Inaugurado em 1955 e projetado pelos renomados arquitetos João Batista Villanova Artigas e Carlos Castaldi, o prédio foi construído durante o governo do prefeito Hugo Cabral para abrigar a Casa da Criança, que foi a primeira creche do Município. O local também já foi utilizado como Biblioteca Municipal de Londrina na década de 1970. “É uma construção representativa da linguagem modernista, um espaço importante para Londrina pela questão histórica que marca sua origem e por seu valor arquitetônico”, afirma a diretora.
Foto arquivo: Luiz Jacobs




