Destaques

Londrina participou do II Encontro Estadual de Gestão de Políticas para Mulheres

O evento foi realizado entre os dias 27 e 29 de fevereiro, em Curitiba, e contou com a participação de autoridades de diversas cidades paranaenses

Para promover discussões sobre questões estruturantes relacionadas aos direitos das mulheres, entre os dias 27 e 29 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) promoveu o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres.

O evento ocorreu no auditório do Teatro da Universidade Católica (TUCA) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba.

Representando Londrina, estiveram presentes o prefeito Marcelo Belinati, que participou da mesa de abertura, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e a assessora de Planejamento e Gestão, Rosangela Portella Teruel. Também compareceram a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas, Lisnéia Rampazzo, e a diretora de Atendimento Especializado à Mulher, Maria Lucimar Pereira.

Participaram, ainda, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Sueli Galhardi, e a professora e doutora Claudete Carvalho Canezin, coordenadora do Núcleo Maria da Penha (Numape) e Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher (Nuavidem), vinculados à Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a importância da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. “É fundamental que as mulheres, que são a maioria da população brasileira, estejam representadas na política e participem da administração em todos os seus níveis, pois isso contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade”, salientou.

Foto: Robson Mafra/Comunicação Semipi

A SMPM integrou a programação do evento com apresentações sobre o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e a Sala da Mulher Empreendedora. De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a pasta é pioneira e referência tanto na criação quanto na execução de políticas para as mulheres.

“A participação no encontro possibilitou à Secretaria apresentar os serviços e projetos já implementados em Londrina, tanto no enfrentamento à violência como na formação para o trabalho e geração de renda das mulheres. O objetivo é que, a partir dessa experiência, os demais municípios paranaenses também possam implementar e fortalecer as suas políticas locais de atendimento às mulheres”, afirmou.

A participação do CAM foi marcada pela palestra “A atuação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”, ministrada pela diretora de Atendimento Especializado à Mulher, Maria Lucimar Pereira.

Além de destacar os atendimentos especializados nas áreas de psicologia, serviço social, orientação jurídica e apoio à inclusão social e produtiva para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a diretora enfatizou o trabalho em rede realizado pelo município de Londrina. Salientou, também, que as ações executadas primam pelo atendimento à mulher, com o reconhecimento das inúmeras dimensões e fatores relacionados ao problema da violência de gênero, além de buscar atender às diferentes necessidades apresentadas. “Tive muito orgulho de apresentar o nosso trabalho de atendimento à mulher em situação de violência, que é realizado por equipes comprometidas, competentes e sensíveis. É gratificante”, ressaltou Pereira.

Foto: SMPM/Divulgação

A Secretaria também esteve presente à Exposição de Boas Práticas, apresentando a Sala da Mulher Empreendedora, inaugurada em agosto de 2023. A iniciativa é a 1ª do Paraná e a 3ª do Sul do Brasil, sendo uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná – Sebrae/PR.

A diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas, Lisnéia Rampazzo, sublinhou que, de agosto a dezembro de 2023, já foram atendidas 445 mulheres, sendo realizadas 25 consultorias individuais, duas Feiras da Mulher Empreendedora, uma Mostra de Produtos e duas Rodadas de Negócios.

A assessora de Planejamento e Gestão da SMPM, Rosangela Teruel, destacou a presença do Ministério das Mulheres no evento. O órgão federal ministrou uma oficina de planejamento de políticas públicas, ferramenta importante para auxiliar os municípios na definição de prioridades e no estabelecimento de metas, ações e prazos. “Esses parâmetros possibilitam o monitoramento, avaliação e controle da execução das políticas para as mulheres, considerando sua transversalidade e interseccionalidades”, afirmou.

Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos