Biblioteca Pública Municipal recebe Curso de Desenho e Produção de HQ - Blog Londrina
Destaques

Biblioteca Pública Municipal recebe Curso de Desenho e Produção de HQ

Curso é ministrado por Eloyr Pacheco e os interessados em participar podem entrar em contato pelo número (43) 99965-2411; aulas iniciam no dia 2 de abril

Estão abertas as inscrições para o Curso de Desenho e Produção de HQ do quadrinista Eloyr Pacheco. As aulas serão ministradas na Biblioteca Pública Municipal, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro. O curso apresentará as etapas para a criação de uma História em Quadrinhos e é aberto para crianças, adolescentes e adultos, tanto iniciantes quanto experientes no assunto.

As atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, a partir do dia 2 de abril. O curso disponibiliza duas turmas, a primeira das 10h às 12h, e a segunda das 14h às 16. Cada grupo tem 10 vagas. O valor do curso é de R$ 150 por mês, e os interessados devem entrar em contato com o professor responsável, através do WhatsApp (43) 99965-2411.

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Cultura

O objetivo de Pacheco é oferecer um atendimento personalizado aos alunos. “A ideia é fazer um planejamento a partir do interesse específico de cada participante. Na primeira aula farei uma avaliação prévia do conhecimento de cada um”, apontou o professor. Assim, parte da carga horária será definida com base nisso. No mês de abril serão realizados encontros nos dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30.

Pacheco trabalhou na revista em quadrinhos Metal Pesado e foi licenciado da Marvel e da DC Comics, entre outras atuações na área. Suas produções foram reconhecidas em premiações como o Troféu HQMix, que é um dos prêmios mais tradicionais de Histórias em Quadrinhos do Brasil. Além disso, ministra cursos, palestras e oficinas desde 1991.

O curso busca abranger desde a formulação da ideia até a elaboração de projeto editorial e gráfico das Histórias em Quadrinhos. Também vai trabalhar a linguagem das HQs e suas complexidades. Para contribuir com o conteúdo, serão apresentadas referências de HQs, livros e filmes. “Além da paixão pelas HQs, minha relação com elas é profissional. A produção de uma HQ pode ser divertida, mas também exige muita técnica e conhecimento, tanto da linguagem artística, do campo de trabalho e comercial”, afirmou Pacheco.

As aulas são divididas em quatro temas, que serão trabalhados separadamente. Em Desenho Gráfico, o professor vai abordar diferentes estilos e técnicas de desenho, com teoria e exercícios práticos. Na parte de Criação de Personagens, serão mostrados os elementos que compõem os personagens, as estruturas psicológicas deles, as motivações e os interesses. A categoria Roteiro para Quadrinhos é indicada para escritores e vai discutir a construção de roteiro para HQs. A Narrativa Gráfica é direcionada para desenhistas e vai tratar da linguagem e dos elementos gráficos da narrativa.

Para as aulas, os participantes deverão levar os materiais que costumam usar para desenhar e escrever. Serão disponibilizados apenas lápis e papel sulfite.

Texto: Fernanda Ortenzi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal