Destaques

Unidade de Saúde Ouro Branco recebe selo de qualidade

O selo é uma conquista pelos bons serviços prestados à população. Em todo o Estado só oito Unidades de Saúde tiveram esse reconhecimento

O selo é uma conquista pelos bons serviços prestados à população. Em todo o Estado só oito Unidades de Saúde tiveram esse reconhecimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ouro Branco vai receber amanhã (16), às 8h, o Selo Bronze de Qualidade em Atenção Primária em Saúde (APS) instituído pelo governo do Paraná. O prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, vão oficializar a premiação na sede da Unidade, que fica na Rua Flor dos Alpes, 570.

Desde outubro 2013, a UBS, que leva o nome do Dr. Luiz Carlos Jeolás, participa do processo de certificação realizado pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA). Este programa incentiva os municípios a melhorarem o atendimento nas unidades básicas, que são a porta de entrada para o sistema público de saúde. O selo é o reconhecimento do governo estadual às unidades que avançaram no processo e aprimoraram o atendimento.

A coordenadora da unidade de saúde Ouro Branco, Vera Roncaratti, explicou que o Selo Bronze representa a vitória da primeira etapa do programa. “Ao todo são três etapas. Nós conquistamos a vitória na primeira, que contava com 95 critérios a serem seguidos. Vamos continuar nos aperfeiçoando e organizando o processo de trabalho na unidade de acordo com as recomendações da SESA para que durante o próximo ano possamos melhorar o atendimento em Atenção Primária e recebermos o Selo Prata e, no outro ano, o Selo Ouro”, explicou Vera.

Para a obtenção do Selo Bronze foram avaliados os processos de trabalho, a ambiência e a gestão da unidade. Em cada uma das três etapas há diversos critérios estabelecidos pela SESA, que englobam várias ações. Por exemplo, no atendimento à gestante, que é um dos critérios avaliados, é necessário que a unidade de saúde identifique todas as grávidas nos últimos três anos na cidade, verifique se elas fizeram ou fazem o acompanhamento médico correto e tiveram, no mínimo, sete consultas de pré-natal, se receberam o encaminhamento correto e se as crianças nascidas estão sendo acompanhadas.

Em todo o Estado do Paraná, apenas mais sete unidades receberam o Selo Bronze do governo estadual, são elas: Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima, de Colombo; Unidade Santa Terezinha, de Fazenda Rio Grande; Unidade Céu Azul, de Maringá; Unidade Tancredo Neves, de Munhoz de Mello; Unidade Cristal, de Cambé; Unidade Dona Hilta, de Jaguapitã e Unidade Dr. Waldemar Scardazi, de Sertaneja.

O selo é uma conquista pelos bons serviços prestados à população. Em todo o Estado só oito Unidades de Saúde tiveram esse reconhecimentoSobre a Unidade de Saúde Luiz Carlos Jeolás

Ela foi implantada em 1985 e atende 10.050 moradores dos Jardins Cristo Rei, Esperança, Monte Bello, Vale do Sol, Tarobá e Tarobá 1, Chácaras Esperança e Mussashino, Conjuntos Habitacionais das Flores, Roseira 1 e 2, Três Marcos, Parques Bourbon, Industrial Nalin e Ouro Branco.

São realizados procedimentos de enfermagem, clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia infanto-juvenil e gestante. Há equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Saúde da Família (PSF), além dos médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e de odontologia, agentes comunitários de saúde (ACS), psicóloga, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social e educador físico.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos