Escola Zumbi dos Palmares inicia projetos de formação continuada
Atividades vão alterar a rotina da escola através de trabalhos específicos com professores, gestores, alunos e pais
O ano letivo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Conjunto União da Vitória (região sul), começa com um leque de novos projetos focados na formação continuada. O diferencial de 2015 é que as atividades não se restringirão apenas à capacitação de professores. O projeto-piloto da Secretaria Municipal de Educação (SME) também trabalhará com formação direcionada especificamente a diretores e supervisores, pais e alunos. As atividades começaram a ser desenvolvidas na segunda-feira (dia 2).
A professora Marlene Valadão Godoi disse que o objetivo é agregar novas possibilidades de formação para fortalecer todos os pilares da comunidade escolar e qualificar a gestão e o ensino.
Segundo o professor auxiliar da escola, Mario Alves de Oliveira, a formação continuada é “fundamental e indispensável”, pois faz com que os profissionais da educação conheçam de fato a realidade do local onde trabalham e possam desempenhar sua função de maneira mais eficiente e prazerosa.
A equipe de gestores da escola (diretores, supervisores e coordenadores) terá encontros semanais específicos para a reflexão sobre suas competências, para a organização dos trabalhos, discussão do fazer pedagógico e do desenvolvimento de outras ações que envolvam pais e alunos no cotidiano escolar.
Grupos de debate – Na formação continuada serão realizados encontros quinzenais para os professores. Eles se reunirão às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, para discutir temas estabelecidos previamente.
O desenvolvimento se dará com palestras sobre os temas sugeridos e trabalhos em grupo, a fim dar continuidade aos assuntos. Os professores receberão ganharão certificado.
Os projetos para gestores e professores contarão com o acompanhamento da Justiça Restaurativa de Londrina, que vai dar suporte na formação dos profissionais, capacitando-os para produzir diagnósticos e fazer os encaminhamentos necessários nas situações detectadas.
Promover a reflexão – Com a intenção de estimular os alunos a refletirem sobre sua conduta em sala de aula, a Escola Zumbi dos Palmares inicia uma nova ação chamada “Assembleia de alunos”.
Cada professor vai determinar um dia em um horário por semana para a realização de uma conversa em grupo com os alunos. “A tarefa é desenvolvida com base em temas elencados pela própria turma como problemas recorrentes, como casos de indisciplina, por exemplo. Esse tipo de abordagem em sala facilita a resolução das situações problemáticas”, disse Marlene Valadão.
Outra atividade inédita é o “Projeto 5 minutos”, que será aplicado diariamente em algum momento da aula. A direção passará situações corriqueira que ocorrem em sala aos professores, que incluirão em seu plano de aula, onde farão uma reflexão com os alunos sobre questões morais inerentes ao comportamento.
A escola ainda vai oferecer para alunos do 1º e 2º anos as aulas de “Filosofia para crianças”, promovendo experiências vinculadas à realidade delas e que possibilitem a reflexão sobre as mesmas por meio de questionamentos e dúvidas.
O objetivo é fazer com que as crianças reconheçam a necessidade de um agir ético e comprometido com a transformação da realidade, desenvolvendo senso crítico para que, futuramente, estejam preparadas para adquirir conhecimentos mais aprofundados. Serão 2 dias de aulas, com duração de 1 hora por semana para cada turma.
Escola de pais – A “Escola de pais”, projeto iniciado em 2014, continuará neste ano com a realização de reuniões periódicas envolvendo pais de alunos. A atividade promove a abordagem de assuntos pertinentes como violência, abuso, sexualidade e comportamento no ambiente escolar. As equipes dos CRAS e CREAS darão apoio aos trabalhos realizados.
Fotos: Vivian Honorato