Destaques

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações no Mês da Mulher

SaudeMulherVHP

No dia 14 de março as Unidades Básicas de Saúde atenderão das 8 às 17 horas para realizar a vacinação contra o HPV e exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama

 

Para fortalecer as ações municipais desenvolvidas em prol das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), estabelece em março a “Campanha Mês da Mulher: o cuidado começa na infância”. A finalidade é intensificar as campanhas de prevenção oferecidas pela rede municipal.

Uma delas é a Campanha Nacional contra o HPV, que começa na segunda-feira (9) e vai disponibilizar a 1ª dose da vacina a crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Lilian de Fátima Nellessen, os pais devem compreender que essa é uma vacina como outra qualquer. “No caso da vacina contra o HPV não é diferente. Busca-se a prevenção para que as meninas tenham imunidade, como é feito com outras doenças”, afirmou.

No dia 14, sábado, as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo das 8 às 17 horas (exceto UBSs das regiões rurais) para a realização da vacina contra o HPV.

saude.mulher.2Trabalho intensificado – As UBSs também reforçarão a Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, intensificando agendamento de exames de citologia de colo de útero (Papanicolau) e exames clínicos das mamas com possível agendamento de mamografia. Tais exames são ofertados, principalmente, para mulheres que estão com atraso em seus exames e encontram-se na faixa etária de risco, de 25 a 64 anos, para o câncer de colo de útero, e de 50 a 69 anos para câncer de mama.

Durante o mês de março as UBSs vão intensificar o trabalho de prevenção, seguindo a demanda de cada unidade. O objetivo é favorecer mulheres trabalhadoras.

As mulheres devem ir ao posto mais próximo de sua casa e agendar o horário dos preventivos. Para a vacinação não é preciso marcar antecipadamente.  Os temas “Câncer de Mama e Colo de Útero” e “Importância da vacina do HPV” também farão parte de atividades de educação em saúde nos espaços de sala de espera das unidades de saúde.

 

Fotos: Arquivo/Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos