Cidadão

Quartas Criativas traz contação da história “A Chaleira Mágica”

Atividade integra a programação da Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya; após o término da história, uma oficina criativa de origamis será realizada com as crianças

Como parte das comemorações da Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, a edição do projeto Quartas Criativas desta quarta-feira (6) oferecerá ao público a contação da história “A Chaleira Mágica”, mediada pela professora e pedagoga Renata Suzue. Haverá duas sessões, sendo a primeira às 9h30 e a segunda às 14h30, ambas na Biblioteca Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro). Após o término da atividade, será realizada uma oficina criativa de origamis, também ministrada por Suzue.

Qualquer pessoa pode participar de forma gratuita, sem a necessidade de efetuar inscrição prévia. A iniciativa possui parceria com o projeto “O Japão que Inspira”, idealizado pelo vereador Eduardo Tominaga.

O conto escolhido é protagonizado por um texugo que se disfarça como uma chaleira mágica, e faz parte do livro “As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas”, de Florence Sakade e Yoshisuke Kurosaki.

Segundo Suzue, os contos de fadas do Japão, assim como os de outras culturas, frequentemente têm como protagonistas os animais. “O texugo é um bichinho muito fofo, cativante e que aparece em muitas histórias e lendas japonesas. Nesse caso, ele tem, de uma forma surreal, esse vínculo com a chaleira. Mas, acima de tudo, o que ele traz é uma amizade muito linda com o dono da chaleira. É a diferença do querer bem, da amizade sincera, do cuidar um do outro, independentemente da condição financeira”, explicou.

A escolha de “A Chaleira Mágica” durante a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya traduz a importância que o conto possui para a cultura japonesa. Conforme Suzue, o projeto “O Japão que Inspira” aproxima a comunidade londrinense da cultura japonesa o ano todo. “O meu compromisso com o projeto é trazer um conto japonês por mês. Então, nós alinhamos a história dessa quarta-feira com a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, exatamente porque essa é uma lenda muito graciosa japonesa”, salientou.

Após a contação de histórias, a oficina criativa de origami, também ministrada pela pedagoga, terá como objetivo apresentar essa arte lúdica japonesa aos pequenos. “Nós vamos fazer com as crianças uma caixinha mágica, que se aproxima um pouquinho da chaleirinha, e vamos fazer um bichinho, um animal silvestre, para simbolizar o texugo”, explicou Suzue.

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos