Cidadão

Norte Cultural promove oficina teatral sobre cantos de trabalho

As atividades serão ministradas pelo ator José Henrique da Silva, possuindo classificação indicativa a partir dos 16 anos

Neste sábado (21), o Norte Cultural (Rua Lino Sachetin, 498 – Conjunto Habitacional Luiz de Sá) receberá a oficina  “Cantos de Trabalho – Atuar o Canto”, ministrada pelo ator José Henrique da Silva. As atividades terão início às 09h, com uma duração total de três horas.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas por meio deste link. Ao todo serão destinadas 15 vagas para a atividade, possuindo classificação indicativa a partir dos 16 anos.

A oficina tem como objetivo levar os vissungos da pesquisa teórica de Silva  para um encontro prático onde os participantes possam aprender mais sobre estes cantos, além de seus fundamentos e traduções. “Os vissungos são cantos de trabalho do período da mineração, cantos afro-brasileiros que misturam a língua portuguesa com as diversas línguas africanas que chegaram no Brasil”, explica o ator e professor de teatro José Henrique da Silva.

Segundo o ator, seu contato com os vissungos foi através do livro “O Negro e o Garimpo em Minas Gerais”, do filólogo e linguista Aires da Mata Machado Filho, durante a sua pesquisa da conclusão do curso de Arte Cênicas da Universidade Estadual de Londrina.

“E conforme fui desenvolvendo esse trabalho, fui desenvolvendo ainda mais essa pesquisa acerca dos cantos, tentando trazer eles para uma prática de sala de ensaio,  já que os vissungos estão no livro em formato de partitura. Então o trabalho foi de leitura dessas partituras, de pesquisa dessa linguagem e sonoridade, para então chegar em uma interpretação que tem como objetivo se assemelhar com a sonoridade original destes cantos”, contou

Os participantes da oficina vão ter contato com atividades de aquecimento vocal, um bate-papo  sobre esses conteúdos e ainda realizarão a prática do cantar junto, já que os vissungos eram cantos de trabalho, entoados por muitas pessoas. “Então, além de  propor esse momento de cantar junto, usarei do método da minha pesquisa, a arte da encenação, que é no que eu sou formado, mesclando o teatro e a performance com esses cantos”, salientou.

A oficina faz parte do projeto “Vissungos – Os Cantos de Trabalho na Construção do Espetáculo “O Viajante Secular”  e possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, via Secretaria Municipal de Cultura.

 

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

 

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos