Cidadão

Oficina de Cinema Popular do Cocine recebe inscrições

Curso gratuito é voltado a pessoas com idade a partir de 16 anos; participantes terão contato com a teoria, técnica e prática do cinema

Quem deseja aprender mais sobre artes audiovisuais, sob a perspectiva da produção popular, pode se inscrever para a nova edição da Oficina de Cinema Popular do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine).  As inscrições vão até 9 de março e são voltadas a pessoas com idade a partir de 16 anos. No total, estão disponíveis 20 vagas, sendo 10 reservadas a moradores de regiões periféricas de Londrina, assim como residentes em distritos rurais e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A oficina é gratuita, e o link do formulário está disponível na bio do perfil do Cocine no Instagram. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Esta é a terceira edição do curso de introdução à linguagem cinematográfica, que também foi realizado em 2023 e 2024, com foco no campo do cinema documental e popular. A grande novidade deste ano é que a oficina será desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o NEAB, como curso de extensão. Ao final das atividades, os participantes poderão receber um certificado emitido pela universidade.

No total, serão 12 oficinas distribuídas em três módulos: teórico, técnico e prático. O curso terá início em 19 de março e vai até o mês de novembro, com atividades realizadas semanalmente, às quartas-feiras, no período da noite, na Vila Cultural Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241).

As oficinas serão ministradas por integrantes do Cocine e diversos convidados, incluindo profissionais e pesquisadores do cinema. Entre outros temas, serão trabalhados conteúdos relativos à História e Memória (campo de estudo da historiografia) e da Comunicação Popular como proposta para refletir sobre a construção de um cinema popular. Também serão abordadas todas as etapas do processo de realização de um filme, incluindo concepção e elaboração de um roteiro, filmagens, edição e pós-produção.

Além das oficinas formativas, o projeto prevê a realização de quatro sessões cineclubistas em formato itinerante com o CineKombiClube e uma palestra sobre o tema “Relações étnico-raciais”.

De acordo com o integrante do Cocine, Wellington Victor, os participantes da oficina deverão entregar um trabalho final, que será definido conforme a dinâmica do curso. “Em 2023, fizemos a cobertura dos Jogos Indígenas de Londrina, e cada aluno produziu um vídeo individual sobre o evento. Foi uma oportunidade para a experimentação prática do que foi trabalhado nas oficinas. E, no ano passado, os participantes trabalharam em grupo e fizeram um filme chamado ‘Memórias Populares e Tropicais’. Essa produção, que mescla documentário e ficção, conta a história de uma moradora de um fundo de vale da cidade. Para a terceira edição, vamos alinhar a parte prática em conjunto com os participantes”, disse.

Segundo Victor, desde seu início, o projeto vem se consolidando cada vez mais, sendo uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os ministrantes. “O nosso objetivo é formar um núcleo de realizadores de cinema popular em Londrina. Queremos promover um cinema participativo e inclusivo, que debata questões sociais importantes de forma construtiva. Inclusive, já temos grupos que estão se articulando, formados por pessoas que participaram das edições anteriores”, comentou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos