Destaques

CastraPet Paraná atenderá 430 animais domésticos em Londrina até amanhã (7)

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado que atua em diversas cidades do Paraná; Em Londrina, um serviço de castração gratuito é oferecido pela Prefeitura, com o CastraMóvel

As ações de castração do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) começaram hoje (6) em Londrina, seguindo até amanhã (7). Serão atendidos 430 animais domésticos, tanto machos quanto fêmeas, com idade entre seis meses e oito anos.

Nesta quinta-feira (6), as castrações ocorreram no Grêmio Esportivo dos Operários da Prefeitura, localizado na Rua Pitangui, 249, mas para amanhã (7), o local foi alterado para a Rua da Natureza, 155, em frente ao Parque Municipal Arthur Thomas. Por meio do grupo de WhatsApp com as pessoas cadastradas, essa mudança no atendimento já foi informada. As castrações iniciam às 8h e seguem até às 13h30.

Para ser atendido, é necessário ter se inscrito no programa. As vagas foram preenchidas por ordem de inscrição, priorizando animais vítimas de maus-tratos sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), protetores independentes no município e os pertencentes a cidadãos de baixa renda.

No atendimento, o tutor deverá apresentar um comprovante de renda de até 3 salários mínimos, cartão Bolsa Família ou registro no CadÚnico; comprovante de residência com o mesmo CEP do cadastro; e um documento pessoal com foto.

Os serviços são realizados por 18 profissionais, em uma Unidade Móvel contratada pelo Governo do Estado, equipada com uma sala de preparo pré-operatório, sala de cirurgia e sala de pós-operatório para recuperação, contando também com tendas auxiliares. Além da castração, são oferecidas 200 doses de vacina antirrábica para a imunização dos animais cadastrados.

Foto: Emerson Dias / arquivo NCom

Foram oferecidas 430 vagas para a castração de animais domésticos, sendo realizados 215 procedimentos em cada dia. Todas as vagas foram preenchidas, com eventuais disponibilidades sendo ocupadas com a lista de espera que se formou.

“Ao final do atendimento deste programa, o cadastro de excedentes será encaminhado para a gestão no CastraMóvel. Porém eles já possuem um cadastro próprio e provavelmente alguns cadastros feitos no CastraPet já se encontram lá”, informou a assessora de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e gestora do convênio com o CastraPet no município, Fabiana Borelli Amorim.

O CastraPet Paraná é uma iniciativa inédita no Brasil, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com as prefeituras. A parceria com a Prefeitura de Londrina se deu por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Em Londrina, além das castrações, o CastraPet oferece educação para a tutela responsável, realizada desde dezembro de 2024 na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, com palestra, apresentação de animais e entrega de cartilhas. São também disponibilizadas placas informativas sobre os cuidados com animais silvestres das Unidades de Conservação, que ficarão disponíveis após a reabertura do Parque Arthur Thomas. As ações do CastraPet são realizadas como contrapartida do Município.

Inadequação – Por questões de segurança, algumas condições podem tornar o animal cadastrado inapto para realizar o procedimento de castração.

Isso ocorre caso o tutor não saiba informar o histórico clínico e informações pregressas do animal; caso o animal esteja doente, sob tratamento ou que tenha sofrido algum tipo de trauma nos últimos 30 dias; tenha apresentado hemoparasitose, a “doença do carrapato”, há menos 90 dias; esteja abaixo ou acima do peso ideal para seu porte e espécie; esteja desidratado; seja portador de doença com tratamento contínuo, como convulsão, cardiopatia, hepatopatia e semelhantes; tenha idade inferior a 6 meses e superior a 8 anos; esteja amamentando ou com leite nas mamas; apresente criptorquidia ou tenha alguma outra condição detectada durante a análise médica veterinária; ou não seja o mesmo animal cadastrado.

Mais informações sobre o CastraPet Paraná estão disponíveis pelo telefone (43) 3372-4760, atendendo de segunda à sexta, das 12h às 18h.

Foto: Emerson Dias / arquivo NCom

CastraMóvel –  Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Londrina também oferece um serviço de castração gratuita para animais domésticos, o CastraMóvel. Para ser atendido pelo programa, é necessário se inscrever através deste formulário, devendo ser maior de 18 anos e residir em Londrina.

Após a inscrição, a equipe do Castramóvel entrará em contato com o tutor ou protetor com orientações sobre a documentação necessária e os cuidados pré-operatórios. Após os procedimentos, os responsáveis pelo animal recebem gratuitamente a medicação pós-operatória, além de orientações sobre os cuidados necessários no pós-operatório.

O programa atende cães ou gatos, com idade entre 6 meses e 8 anos, estando em boas condições de saúde para realizar o procedimento. Antes da castração, o animal passa por uma avaliação com um médico veterinário, investigando suas condições clínicas para garantir sua segurança durante a castração.

Como parte do processo de castração, é inserido no animal um microchip, possibilitando a identificação permanente, além de auxiliar no controle populacional e na promoção da tutela responsável do animal.

Mais informações sobre o CastraMóvel da Prefeitura de Londrina estão disponíveis nos telefones (43) 3372-9453 e (43) 3372-9454.

Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos