Cidadão

Distrito da Warta recebe Dia D de Combate à Dengue

Lançamento da ação contou com a participação de servidores municipais e alunos da Escola Municipal Edmundo Odebrecht, os quais levaram cartazes informativos

Mais um Dia D de Combate à Dengue foi realizado em Londrina, na manhã desta sexta-feira (14), desta vez no distrito da Warta, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS). O objetivo da iniciativa é informar a população sobre o combate à doença e recolher materiais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças.

Foto: Vivian Honorato

O lançamento do Dia D contou com a presença da futura secretária de Saúde do Município, Vivian Feijó, e coordenadora do Plano de Ação contra a Dengue que está em curso em Londrina. Participaram, também servidores municipais, incluindo os da UBS, alunos da Escola Municipal Edmundo Odebrecht, os quais levaram cartazes informativos relativos ao combate à dengue, e a comunidade.

A futura secretária de Saúde agradeceu a presença dos servidores, alunos e comunidade, e disse que tanto os servidores quanto à população não estão sozinhos na luta contra a dengue. “Da minha parte, vocês terão parceria, representatividade e apoio. Eu vou buscar muitas condições para que os funcionários possam realizar um trabalho respeitoso e de muita qualidade. Muito obrigada à equipe da UBS, esse é o primeiro projeto, mas faremos outros. Obrigada por abraçá-lo, por estarem comigo, por me receberem bem. Que seja um dia bem profícuo hoje”, enfatizou Feijó.

Foto: Vivian Honorato

A secretária informou, ainda, que a Warta foi escolhida para receber o segundo Dia D porque a região é considerada uma área crítica, já que houve aumento dos casos notificados e positivos de dengue nas últimas semanas, incluindo a confirmação de um caso de dengue tipo 3, que em tido um comportamento de sintomas mais graves. “Nós realizaremos esta ação em outras regiões também, pois Londrina hoje vive um momento de alerta. Contudo, embora haja muitas notificações, temos um número a menor de casos positivos se compararmos com a taxa de positividade do ano passado, que era de 55% e hoje é de 9%. Isso significa que estamos indo bem, mas temos que manter todos os cuidados. Precisamos cuidar do nosso quintal, recolher objetos que podem acumular água e se tornar criadouros para o mosquito da dengue”, afirmou.

Estudante Maria Valentina Souza dos Santos. Foto: Vivian Honorato

A estudante Maria Valentina Souza dos Santos, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Edmundo Odebrecht, fez uma paródia sobre a dengue com uma música da cantora Ana Castela. “Foi um pouco difícil fazer essa paródia, mas eu pensei, por que não? Na canção eu falo sobre dengue, que ela faz mal para todo mundo, sobre a importância de limpar a casa, porque quando a pessoa pega dengue ela corre risco de morrer”, contou.

Ações do Dia D

Hoje pela manhã os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) distribuíram sacos verdes para a população separar e descartar corretamente materiais que possam acumular água e servir de criadouros. No mesmo dia, inicia-se a coleta e remoção de resíduos por meio dos caminhões da CMTU nas ruas do distrito.

Foto: Vivian Honorato

Além disso, durante o trabalho de sexta-feira (14), os agentes percorrerão as ruas do distrito realizando visitas domiciliares, identificando e eliminando possíveis focos do mosquito. As equipes especializadas realizarão a pulverização espacial de inseticidas (UBV costal) em áreas com alta incidência de casos notificados e confirmação de transmissão.

No sábado (15), a partir das 8h30, o trabalho se repetirá nos domicílios que estiverem fechados na sexta. Os caminhões da CMTU também passarão no sábado.

“Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” – Este é o segundo Dia D de Combate à Dengue realizado em 2025. O primeiro aconteceu na região dos bairros Panissa e Maracanã, região oeste, no dia 6 de fevereiro. O Dia D faz parte da campanha “Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” que está em curso em Londrina, por meio da Secretaria de Saúde do Município.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos