Cidadão

Letramento Digital abre processo seletivo Agentes Multiplicadores do Conhecimento

Com carga horária de 98 horas, a formação aborda temas como Criatividade, Pensamento Computacional, Programação, Estratégias Pedagógicas, Robótica e Prototipagem

Estão abertas, até quarta-feira (14), as inscrições para a 7ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento do Projeto Letramento Digital em Londrina. A capacitação é gratuita, realizada em formato híbrido, e oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver competências em tecnologias educacionais e metodologias de ensino com aplicação prática em escolas da rede municipal.

O processo seletivo é voltado a professores, estudantes do ensino médio, técnico ou superior, e profissionais de diversas áreas. Para participar não é necessário ter conhecimento ou experiência prévia com tecnologia — apenas interesse em aprender e compartilhar o conhecimento adquirido.

Para participar basta acessar o site do letramentodigital.org.br e preencher o formulário de inscrição. O resultado dos selecionados será divulgado na quinta-feira (15), no mesmo site, e a capacitação inicia no dia seguinte, sexta-feira (16).

A formação inclui uma aula inaugural on-line ao vivo, atividades assíncronas e oficinas presenciais e certificado ao final do curso. O conteúdo abrange 98 horas com temas como Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas, Robótica e Prototipagem. Caso queiram continuar o aprendizado, os participantes poderão continuar os estudos, optando por módulos complementares sobre Educação 4.0 ou Indústria 4.0, totalizando até 240 horas de capacitação.

Cada Agente Multiplicador recebe um kit com livro físico e placa de programação BBC micro: bit, além de material didático exclusivo elaborado por uma equipe especializada da Facti, composta por mestres, doutores e profissionais experientes.

Após a formação, os Agentes Multiplicadores se comprometem a compartilhar o conhecimento adquirido por meio de atividades presenciais para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em escolas municipais de Londrina. Esta etapa, com carga horária de 90 horas, busca promover a inclusão social, além de despertar o interesse das crianças por carreiras nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Sobre o Projeto – O Projeto Letramento Digital é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), executado pela Facti e em Londrina conta com o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

Desde o início das atividades no Município, a ação já beneficiou mais de 1.500 crianças em 47 escolas públicas. A meta é formar 240 agentes e atender até 4.000 alunos em Londrina até 2026, promovendo inclusão social por meio da educação tecnológica.

Lançado em 2022, o projeto integra o Programa MCTI Futuro e conta com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, com recursos geridos pela Softex, dentro do PPI (Programas e Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação) da Lei de Informática.

Texto: Assessoria de comunicação do projeto.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos