Destaques

Dia D de Multivacinação aplica 8.744 doses de vacinas no último sábado (10)

Deste total, 7.768 doses foram de vacina contra influenza que teve a campanha ampliada para toda a população acima de seis meses de idade

O Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado (10), pelo governo do Estado em todo o Paraná, aplicou 8.744 doses vacinas em Londrina. Deste total, 7.768 foram de vacina contra influenza e o restante, 976 doses, de outras vacinas do calendário nacional. Além da imunização, as equipes da Saúde avaliaram 3.974 carteiras de vacinação de pessoas que compareceram às unidades.

Foto: Vivian Honorato

Ao todo, as doses foram administradas em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e rural de Londrina, que estiveram abertas das 8h às 17h, para realizar a ação. Além disso, do total das 8.744 doses, 220 foram aplicadas na V Feira da Saúde que também aconteceu no sábado (10), no pátio do Hospital da Zona Sul (HZS).

A abertura do Dia D aconteceu na UBS do Alvorada e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e da secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó. Além da UBS do Alvorada, estiram abertas as unidades do Santiago (oeste); João Paz e Vivi Xavier (norte); Ouro Branco e Itapoã (sul); Guanabara e Vila Nova (centro); Armindo Guazi e Marabá (leste); Guaravera, Paiquerê e Irerê (distritos).

Foto: Vivian Honorato

No último sábado (10), o governo do Paraná ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população, com idade a partir dos seis meses. O secretário Beto Preto falou sobre isso durante o Dia D. “Já decorremos mais de um mês da campanha de vacinação contra a gripe no Paraná, por isso resolvemos ampliá-la para todas as faixas etárias. No ano passado quase 700 mil doses sobraram no final da campanha e isso não pode acontecer. É importante se vacinar agora, pois permitirá ao organismo conferir imunidade antes de o frio intenso chegar”, ponderou.

Foto: Vivian Honorato

A secretária Vivian Feijó fez um apelo para que toda a população se vacine contra a gripe. “Nós estamos convivendo, há duas semanas, com uma superlotação nos atendimentos das crianças nas unidades, com restrição de vagas de terapia intensiva na nossa cidade, crianças sendo remanejadas e adultos internados. Por isso, fazemos um apelo para que a população tome a vacina, pois ela ameniza os sintomas e diminui as complicações. Sabemos que atrás do vírus vem a bactéria, a pessoa pode desenvolver pneumonia, agravar, evoluir para insuficiência respiratória podendo, até mesmo, levar ao óbito, em especial nos idosos, nas gestantes e na população de risco”, alertou.

A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: H1N1, H3N2 e B.

Todas as UBSs de Londrina ofertam a dose de vacina contra a gripe durante a semana, das 7h às 18h30. Para receber a dose, basta se dirigir à UBS de referência, munido de documento de identificação e, de preferência, com a carteira de vacinação em mãos.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos