Destaques

Profissionais de saúde participam de curso sobre Incidente com Múltiplas Vítimas

Formação de três dias inclui simulado prático de acidente com acionamento de diferentes serviços; evento da Sesa tem apoio da Prefeitura de Londrina

Londrina sedia, a partir de hoje (13), a capacitação em Gerenciamento de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMUV) para profissionais de saúde que atuam nos municípios da 17ª Regional de Saúde do Paraná. Com participação de cerca de 500 pessoas, o curso é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As atividades prosseguem até quinta-feira (15), no recinto José Garcia Molina, localizado no Parque de Exposições Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6.275).

Além de palestras, rodas de conversa e mesas-redondas, a capacitação inclui, na tarde de quinta-feira (15), um simulado de acidente com múltiplas vítimas. O cenário será composto por uma colisão de veículos de diferentes portes, e a ocorrência deve envolver 40 vítimas, apresentando diferentes níveis de gravidade.

Os participantes do curso darão a assistência a essas vítimas no desenrolar do acidente, que terá a presença de diferentes serviços, incluindo Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), forças de segurança e helicóptero aeromédico.

Foto: Vivian Honorato / SMS

Na abertura oficial da capacitação, a secretária municipal de Saúde de Londrina, Vivian Feijó, falou sobre a importância de se trabalhar de forma proativa frente a calamidades, ou seja, desenvolver competências para se manter atualizado e de prontidão em casos de necessidade. “Num momento em que o Brasil se apresenta com aumento de incidentes por alterações climáticas, desmoronamentos e outras ações que já nos impactam — como os acidentes automobilísticos e a própria pandemia — quero reconhecer a grandeza deste evento. Além dessas 500 pessoas, não tenho dúvida de que vocês vão desenvolver habilidades para o acionamento de um número ainda maior de pessoas, que se faz necessário. Os procedimentos de urgência e emergência e a capacitação das unidades são essenciais para que possamos alocar pessoas diante de múltiplas vítimas. Essa assistência envolve uma logística extremamente importante”, citou.

Foto: Vivian Honorato / SMS

Representando o governador Ratinho Júnior, a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil de Londrina, Sandra Moya, enfatizou que essa capacitação faz parte de um amplo trabalho voltado à organização das equipes de saúde. “O objetivo é que, quando vocês forem acionados, estejam preparados para realizar da melhor maneira possível o acolhimento das vítimas. Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino. Essa é uma fala que o governador Ratinho Júnior tem afirmado ao longo da sua gestão. E é isso que vocês estão fazendo aqui. Serão três dias bastante produtivos, para que possam realmente atender a necessidade da população, e tenho certeza de que vocês têm feito isso todo dia e toda hora”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato / SMS

De acordo com o coordenador da Rede de Urgência Macronorte da Sesa, Marcos Laurentino da Silva, as capacitações sobre incidente de múltiplas vítimas tiveram início após um acidente de colisão entre ônibus e trem, ocorrido em 2023 no município de Jandaia do Sul. Na ocasião, cinco pessoas faleceram e treze ficaram feridas. “No Comitê de Urgência da 16ª Regional trabalhamos esse tema em um grupo, para discutir, e montamos a primeira capacitação em Apucarana. Depois, fizemos uma segunda versão, uma revisão do primeiro, em Jandaia do Sul, com 450 pessoas. Agora estamos em Londrina, nessa terceira edição, mas temos a expectativa de fazer um evento como esse nas regionais de Saúde de Cornélio Procópio, Jacarezinho e em Ivaiporã, para fecharmos esse ciclo dentro da Macronorte”, detalhou.

Silva frisou que o principal objetivo dessa formação é a capacitação de profissionais de todas as áreas, incluindo policiais, bombeiros, socorristas do SAMU e equipes dos hospitais, para que possam gerenciar da melhor forma esse tipo de evento. “Analisando o acidente de Jandaia do Sul identificamos vários pontos que incluímos nessa formação, como o sistema de comando de incidente, triagem de vítimas e a regulação dessas vítimas na cena. Queremos capacitar e melhorar o atendimento por parte das equipes, para que tenham ainda mais qualidade na assistência dessas vítimas”, frisou.

Por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina, estão inscritos mais de 100 servidores que atuam em unidades de Pronto Atendimento, Atenção Primária, SAMU e gestão. Outros quatro servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), que atuam pela Defesa Civil de Londrina, também participam da capacitação.

Foto: Vivian Honorato / SMS

Para o diretor de Urgência e Emergência da SMS, Cleiton Santana, que também será um dos palestrantes, é fundamental a realização de treinamentos e capacitações periódicas em diversos temas da urgência e emergência. “O incidente de múltiplas vítimas não é uma situação de atendimento ‘corriqueiro’, mas uma justificativa para o desenvolvimento de simulados sobre a temática é poder identificar possíveis fragilidades, para que sejam implementadas estratégias para o atendimento e organização dos serviços”, avaliou.

A palestra do diretor da DUES irá abordar o tema “Cinemática do Trauma”, e está programada para o final da tarde de hoje (13). “A cinemática do trauma é fundamental para o atendimento de vítimas de causas externas ou acidentes. Permite identificar, na avaliação da cena e do paciente, possíveis lesões e já realizar intervenções e cuidados de estabilização que irão contribuir diretamente na sobrevida das vítimas”, explicou Santana.

Os temas das palestras incluem, também, salvamento veicular, operação aeromédica, segurança e avaliação de cena, abordagem inicial à vítima de trauma, entre outros tópicos relevantes. Nos três dias de curso, as atividades iniciam às 8h e encerram às 17h30, com intervalo para o almoço das 12h às 13h30.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos