GM forma 68 guardas municipais mirins na Escola Salim Aboriham
Projeto educativo da Guarda Municipal tem como principal objetivo reforçar o vínculo da instituição com as crianças
A Secretaria Municipal de Defesa Social realizou, na manhã desta terça-feira (1), mais uma formatura do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM), edição 2025. A cerimônia marcou a conclusão das atividades para 68 alunos de três turmas do 4º ano da Escola Municipal Salim Aboriham, na zona norte de Londrina. A iniciativa é desenvolvida pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
O principal objetivo do projeto é fortalecer o vínculo de confiança entre os estudantes e a instituição, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a coletividade. Durante quatro meses, os alunos participaram de 16 encontros com temas voltados à cidadania, disciplina, ordem unida, regras de convivência e prevenção ao bullying, à violência intrafamiliar e ao uso de álcool e drogas.

A diretora da escola, Reigiane Cristina de Souza, destacou o impacto da iniciativa na comunidade escolar. “O projeto da Guarda Municipal Mirim trouxe um complemento para o nosso trabalho, mas um complemento forte, porque aí realmente é autoridade trabalhando questões de respeito, de violência, de bullying, de ordem. Isso é fundamental. Tanto é que a gente percebe que as crianças hoje – até crianças que não tinham controle por serem autistas – conseguiram se controlar mais, participar do evento. E aí a gente espera que volte com rapidez para a nossa escola”, frisou.
A formatura também emocionou familiares dos alunos. A gestora social inclusiva Saraí Brito, mãe do estudante Pablo Miguel, ressaltou o quanto a participação no projeto representou uma vitória para a família. “Foi uma vitória conseguir ver ele entrando, interagindo, fazendo parte. Mais do que um projeto de segurança, é um projeto de inclusão social. A agressividade dele diminuiu muito. Ele está mais calmo, mais controlado. Acredito que foi um reforço essencial para o trabalho da terapia e da educação em casa”, afirmou.

A formatura contou com a presença de representantes da Guarda Municipal, da Secretaria de Educação e da comunidade escolar. Ao final do evento, cada criança recebeu o certificado de conclusão e participou de uma confraternização com os colegas e familiares.
Na próxima quinta-feira (3), às 10h, a GM realiza a última formatura do ciclo para 46 alunos da Escola Municipal Corveta Camaquã. Toda a comunidade está convidada a participar.
Além de pais, mães, responsáveis e professores, a formatura desta terça-feira contou com a presença da representante da secretária municipal de Educação, Sheila Brandão; do vereador Sídnei Matias; do vereador Santão; do vereador Regis Choucino; do major Costa, do Corpo de Bombeiros; do chefe de gabinete da Guarda Municipal, Osmar dos Santos; do diretor operacional da GM, Jeferson Almeida; e, representando o prefeito Tiago Amaral, a primeira-dama Juliana Yagushi, entre outros convidados.




