Defesa Civil do Paraná anuncia recursos para Londrina
Investimentos serão do Fecap, para futuras obras de prevenção a desastres naturais; órgão também inaugurou sede do 3º Núcleo de Atuação Regional (NAR) de Londrina

A Defesa Civil do Paraná anunciou a destinação de recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), do Governo do Estado, ao Município de Londrina. Os valores serão utilizados para execução de obras preventivas voltadas à redução dos impactos provocados por desastres naturais, como fortes chuvas que provocam alagamentos e deslizamentos. O anúncio foi feito pelo prefeito Tiago Amaral, em seu gabinete, durante visita da equipe da Defesa Civil do Paraná, a pedido do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. O encontro aconteceu na última quinta-feira (10) e contou com a presença do secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes.
“Em vista desta importante notícia do Governo do Estado, já determinei ao secretário municipal de Obras, Otávio Gomes, que faça os projetos necessários, começando pelo de drenagem, a fim de eliminarmos os pontos de alagamentos na cidade”, comentou o prefeito Tiago Amaral durante a visita.

O coronel Fernando Raimundo Schunig, da Defesa Civil do Paraná, enfatizou a importância de estar presencialmente em Londrina anunciando a novidade. “O governador sempre pontuou que o governo não é centralizado, ou seja, ele é voltado a todo o estado. Por isso, viemos trazer estas informações sobre os recursos disponíveis para trabalhar em obras de prevenção da Defesa Civil de Londrina, algo que é um passo importante e um pleito antigo, e que hoje se torna possível”, ressaltou.
Na sexta-feira (11), o secretário municipal de Obras de Londrina saiu a campo com a equipe da Defesa Civil do Paraná para identificar áreas de risco que podem ser contempladas com recursos do Fecap e alinhar as possíveis ações a serem desenvolvidas pelo Município. A visita contou com a presença do tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, bem como do tenente Tiago Justino da Silva, chefe do 3º Núcleo de Atuação Regional, e de sua equipe.
Entre os locais visitados pela equipe estiveram o Jardim Marabá, a Avenida Dez de Dezembro, o Centro Social Urbano (CSU) e o aterro do Lago Igapó II. “Londrina tem muitos fundos de vale que passam por problemas recorrentes nos dias de fortes chuvas, principalmente relacionados à drenagem urbana. Também contribuem para essa situação as tubulações subdimensionadas e o lixo que a população joga em locais inadequados, por isso a importância de obras desta natureza para situações pontuais. A solução macro para tudo isso será resolvida futuramente, em um plano diretor de drenagem urbana, mas pontualmente precisamos estar prontos para as novas chuvas que vêm aí no final do ano”, explicou o secretário de Obras, Otávio Gomes.
Defesa Civil inaugura sede do Núcleo Regional em Londrina

Outra novidade que aconteceu na última quinta-feira (10), foi a inauguração da sede do 3º Núcleo de Atuação Regional (NAR) de Londrina. A estrutura está localizada na Avenida Maringá e vai atender 40 municípios incluídos na área de atuação do NAR de Londrina. O local será um espaço onde os municípios poderão receber orientações e capacitações e poderá servir, também, como base para a gestão de desastres, caso muitos municípios da região sofram com alguma adversidade ao mesmo tempo.
Os NARs são estruturas da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil que atuam como braços operacionais do órgão, apoiando os municípios em ações de prevenção, resposta e recuperação em situações de desastres. Eles funcionam em parceria com as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil, ligadas ao Corpo de Bombeiros Militar, e oferecem suporte técnico, capacitações e treinamentos para as comunidades.




