Destaques

Ippul supera total de diretrizes urbanísticas de 2024 no 1º semestre

As diretrizes são essenciais para garantir que o crescimento da cidade ocorra de forma ordenada, segura e sustentável, respeitando a legislação urbana e a infraestrutura local

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) ultrapassou, ainda no primeiro semestre de 2025, o total de diretrizes urbanísticas emitidas em todo o ano passado. De janeiro até esta terça-feira (22), foram emitidas 20 diretrizes urbanísticas, superando as 17 registradas durante todo o ano de 2024. As diretrizes são instrumentos fundamentais no processo de análise de projetos de empreendimentos, parcelamentos do solo e intervenções urbanas, indicando parâmetros técnicos e legais para o desenvolvimento ordenado da cidade.

Presidente do Ippul, Claudio Bravim. Foto: Emerson Dias / NCom

O presidente do Ippul, Claudio Bravim, ressaltou que os números mostram o avanço do Ippul perante às demandas da cidade, visando uma Londrina mais planejada, eficiente e compromissada com a qualidade de vida da população e com a gestão do prefeito Tiago Amaral. “Estamos muito felizes com esse resultado e parabenizo todos os servidores envolvidos. Essa conquista é fruto de um trabalho sério, técnico e comprometido com o desenvolvimento de Londrina”, ressaltou.

O diretor de Planejamento Urbano do Ippul, Fabricio Cazarim Sodré, explicou que as diretrizes urbanísticas são um conjunto de regras e critérios que orientam o uso e o planejamento do solo em áreas específicas. “Elas funcionam como um guia para assegurar que o desenvolvimento urbano ocorra de forma ordenada, sustentável e compatível com o meio ambiente e com a infraestrutura já existente. A diretriz urbanística é uma etapa fundamental e obrigatória no planejamento de novos loteamentos, justamente para garantir que o crescimento da cidade siga padrões adequados de organização e sustentabilidade”, destacou.

As diretrizes urbanísticas integram o processo de licenciamento urbanístico, em que o projeto é analisado para verificar se atende a todos os critérios técnicos. São exigidas quando um empreendedor quer realizar atividades urbanas em sua área, seja comércio, serviços, residências ou indústria. O Ippul analisa o local e emite a diretriz urbanística, dizendo quais terrenos são aptos a urbanização e o zoneamento incidente sobre eles. O zoneamento, por sua vez, define todos os usos permitidos para as áreas, de acordo com Lei de Uso e Ocupação do Solo nº 13.905/2024.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos