Destaques

Prefeitura é destaque no I Prêmio de Boas Práticas

transparenciaDP

Receberam o prêmio o Sistema IRSAS, o portal Siglon e a Patrulha Maria da Penha

 

Três projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Londrina foram premiados entre os cinco vencedores do I Prêmio de Boas Práticas na Administração Pública de Londrina, realizado pelo Observatório de Gestão Pública. A iniciativa foi criada para valorizar o trabalho prestado pelo servidor público em favor da comunidade, destacando projetos nas áreas de controle social, eficiência, transparência e promoção da cidadania. Os ganhadores foram conhecidos ontem (23), durante a abertura da II Semana Municipal de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção.

Ao todo, foram inscritos 24 projetos e escolhidos 10 finalistas, dos quais foram selecionados os cinco melhores. Da prefeitura, foram premiados os seguintes projetos: O Sistema IRSAS e a sua importância estratégica para a implantação da vigilância socioassistencial no município – da Secretaria Municipal de Assistência Social (segundo lugar); Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) – terceiro lugar; e Patrulha Maria da Penha (quarto lugar).

Em primeiro e quinto lugar, respectivamente, ficaram os projetos Redimensionamento e gerenciamento de ações previdenciárias: eficácia e efetividade da defesa do INSS em juízo e economia de recursos públicos – da Procuradoria Seccional Federal de Londrina; e Galeria de Vídeos, da Câmara Municipal de Londrina.

Assistência Social – O sistema Informatização da Rede da Serviços da Assistência Social (IRSAS) é uma ferramenta de cadastro e controle, criada, em 2005, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e desenvolvida para atender a todos os serviços da Rede Socioassistencial Governamental e Não Governamental. Os dados disponíveis são utilizados por diversos órgãos e instituições, entre eles o Ministério Público, INSS, Cohab, Acesf, CMTU, conselhos tutelares, secretarias municipais e estaduais de Educação e Saúde e escolas de educação especial.

Através do IRSAS, as entidades podem compartilhar o cadastro de todas as pessoas atendidas pela rede de serviços, sendo possível obter um cadastro atualizado com informações de diferentes tipos de serviços assistenciais.

Na Secretaria de Assistência Social, o IRSAS é utilizado em todas as suas unidades de atendimento e seus serviços. “Nos sentimos muito honrados, pois trata-se de uma ferramenta importante que está sendo a todo o tempo aprimorada e utilizada por vários órgãos para a captação de informações sobre atendimentos, ações, vulnerabilidades e encaminhamentos que permitem o conhecimento sobre a realidade da cidade”, disse a secretária de Assistência Social, Telcia Lamonica.

Siglon – O Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) foi lançado oficialmente em abril de 2015. O site siglon.londrina.pr.gov.br reúne informações georreferenciadas que possibilitam o acesso a informações de Londrina, como dados econômicos, sociais, ambientais, urbanísticos e geográficos da cidade, auxiliando pesquisadores, empresários, professores, técnicos e profissionais de várias áreas e a população em geral.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, destacou que o prêmio é um reconhecimento do esforço que foi feito com a participação de todos os órgãos da prefeitura envolvidos no projeto. ”O Siglon é um resgate de um trabalho que já vinha sendo feito e foi retomado com o incentivo e apoio do prefeito Kireeff. É um facilitador que coleta e distribui informações da prefeitura como um todo e vai continuar ampliando e aprimorando sua base de dados”, afirmou.

O sistema é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

Maria da Penha – Criada em julho de 2015, a Patrulha Maria da Penha tem como objetivo atender as mulheres vítimas de violência doméstica, inibindo o descumprimento das medidas protetivas expedidas pela Justiça, de acordo com a Lei Maria da Penha. “Apesar do pouco tempo de funcionamento, a presença e atuação da patrulha está aumentando o nível de confiança das mulheres em relação aos mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha”, ressaltou a socióloga da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres(SMPM), Elaine Galvão.

O serviço é feito por agentes da Guarda Municipal com apoio de policiais militares de Londrina, que foram capacitados para fazer os atendimentos e encaminhamentos necessários. A mulher vítima de agressão, física ou psicológica, com medida protetiva pode denunciar a violência sofrida através da Central 153.

“O prêmio motiva todos os órgãos que compõem o serviço. Estamos no caminho certo com essa estratégia diferenciada para atender a mulher em situação de violência”, disse a secretária de Política para as Mulheres, Sonia Medeiros.

A Patrulha Maria da Penha é um serviço que funciona por meio da Prefeitura Municipal de Londrina, junto com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos, e 29ª Promotoria da Comarca de Londrina.

 

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos