Semana Municipal das pessoas com Altas Habilidades e Superdotação inicia nesta terça-feira (8)
Atividades fortalecem práticas pedagógicas e valorizam a diversidade no processo de aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Grupo de Apoio de Altas Habilidades/Superdotação, promove, de terça (5) até sexta-feira (8), a Semana Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A programação inclui formações, encontros entre famílias e estudantes atendidos pela rede municipal e uma pesquisa de campo.
Segundo a coordenadora do Grupo de Apoio de AH/SD da SME, Lidiane Cavalcante, a ação busca ampliar a sensibilidade dos educadores para todos os perfis de alunos. “Nosso objetivo é promover a conscientização, a valorização e o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas a esse público. Queremos ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre as características dos estudantes com AH/SD, desconstruir estereótipos e sensibilizar educadores, gestores, famílias e colegas, promovendo um olhar mais atento e inclusivo”, afirmou.

Londrina foi a primeira cidade do Paraná a instituir a Semana Municipal das Pessoas com AH/SD, por meio da Lei nº 13.558 de 2023. “O atendimento a esses estudantes teve início em 2017 na rede municipal e ainda está em processo de consolidação. Nesse contexto, temos sido bem acolhidos pela comunidade escolar, que demonstra interesse em ampliar seus conhecimentos para garantir um atendimento cada vez mais qualificado e inclusivo”, explicou Cavalcante.
A primeira atividade da programação será realizada amanhã (5), das 7h30 às 13h30, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Rua Benjamin Constant, 800). Com o tema “Reflexões sobre o Público com Altas Habilidades/Superdotação”, a formação será voltada aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo é discutir quem são esses estudantes, como identificá-los, seus direitos legais e, principalmente, como criar ambientes educativos inclusivos, que valorizem as habilidades individuais.
Na quarta-feira (6), das 9h às 14h, a Sala de Recursos de AH/SD receberá a segunda atividade. Intitulada “Além das palavras: uma proposta de construção de afetos entre pais e alunos brilhantes”, a ação proporcionará um momento de convivência e fortalecimento de vínculos entre famílias e estudantes com AH/SD.
Encerrando a programação, na sexta-feira (8) será realizada uma pesquisa de campo em uma comunidade escolar indígena rural, com o objetivo de observar práticas pedagógicas, culturais e sociais, valorizando os saberes tradicionais e promovendo uma educação intercultural e contextualizada.

A atividade de encerramento será conduzida pela gerente de Relações Étnico-Raciais e Diversidade da SME, Eliane Candoti. “O maior propósito dessas aulas exploratórias é proporcionar vivências. Os participantes sairão do espaço urbano e seguirão para um território indígena, com paisagens e elementos culturais diferentes. Essa imersão amplia a percepção de mundo e a sensibilidade para a diversidade”, destacou.
Sala de Recursos Multifuncional – Desde 2017, a rede municipal de ensino oferece atendimento especializado por meio de uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) voltada a estudantes com AH/SD, localizada no Polo Municipal Multidisciplinar e Intersetorial Maria Clara Dias Dutra, na região central. O espaço conta com quatro professores especialistas em Educação Especial e estrutura física equipada com materiais adequados para o desenvolvimento das atividades.
Atualmente, 65 alunos de 33 escolas da Rede são atendidos, após passarem por avaliação conduzida por equipe especializada. As atividades são planejadas de forma individualizada, com foco na ampliação do currículo escolar, no desenvolvimento das altas habilidades, criatividade e resolução de problemas.
Além disso, 40 estudantes do 4º e 5º anos participam do Projeto TECLA, fruto de uma parceria inédita entre a SRM e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O projeto oferece vivências significativas nas áreas de Tecnologia, Empreendedorismo, Comunicação e Linguagens, com foco na qualidade do aprendizado.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




