Cidadão

Projeto teatral oferece bolsas para assistentes de produção cultural

Selecionados receberão bolsa de R$ 800,00 e participarão dos ensaios e dez apresentações gratuitas em espaços culturais da cidade

O projeto “Uma Herança, era só o que me faltava” está com inscrições abertas para a seleção de assistentes de produção. São oferecidas quatro vagas, cada uma com bolsa de R$ 800,00. O processo será realizado por meio de formulário on-line e conta com ações afirmativas voltadas a grupos prioritários: pessoas negras, mulheres, LGBTQIAP+, integrantes ou oriundos de comunidades indígenas, pessoas com deficiência (PCD) e jovens entre 18 e 25 anos.

A proposta do projeto é construir um espetáculo solo em celebração aos 30 anos de trajetória do artista Luís Silva, o palhaço Arnica. A montagem será um ato de memória, resistência e renovação artística, conectando a experiência individual do artista ao legado coletivo dos 90 anos de Londrina. O resultado culminará em dez apresentações gratuitas em espaços culturais da cidade, entre eles a Divisão de Artes Cênicas (DAC) e a Vila Cultural Triolé.

De acordo com a produtora do projeto, Laura Lopes, o objetivo é proporcionar troca de conhecimento entre gerações. “Todos podem concorrer às vagas, inclusive pessoas que não estejam nessa faixa etária prioritária. Mas o nosso foco é abrir espaço para jovens que ainda não tiveram oportunidade de trabalhar numa produção profissional. Temos uma equipe grande de pessoas com mais de 30 anos de carreira em Londrina e queremos que esse projeto seja também um momento de aprendizado para quem está começando a se interessar ou ingressar na carreira artística”, afirmou.

Os assistentes selecionados irão atuar em diferentes frentes de trabalho, como operação de som, projeção e iluminação, contra-regragem, produção, apoio em divulgação e mídias, montagem e desmontagem de cenários, luz e som. A equipe de artistas e técnicos acompanhará de perto as atividades, supervisionando e auxiliando cada etapa. A divulgação do resultado será feita até 1º de outubro, por telefone.

As funções práticas terão início nos ensaios abertos, que acontecem nos dias 3, 4 e 5 de outubro, na Divisão de Artes Cênicas (Av. Celso Garcia Cid, 205). Em seguida, os assistentes participarão da produção das apresentações finais: a estreia será em 23 de novembro, seguida de outras sessões nos dias 9, 10, 12 e 13 de dezembro. Em todas essas datas, haverá sempre uma apresentação à tarde e outra à noite. Outras atividades podem ser combinadas durante o período do projeto.

Para Lopes, o caráter formativo é tão importante quanto a própria montagem. “No desenho do projeto percebemos que essa ‘herança’ que queremos entregar ao público, fruto de anos de carreira do palhaço Arnica, também está presente em toda a equipe técnica e artística. São profissionais com muitos anos de estrada que têm muito a compartilhar com as novas gerações. Por isso, buscamos jovens que possam aprender e colaborar conosco”, finalizou.

O projeto “Uma Herança, era só o que me faltava” é patrocinado pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos