Secretaria Municipal de Assistência Social inicia formação de novos orientadores sociais
Etapa reúne os 14 aprovados no último concurso; quatro serão selecionados para atuar na Secretaria
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Londrina inicia, neste sábado (18), às 9h, o curso de formação de Técnico Orientador Social, voltado aos 14 candidatos aprovados no Concurso Público aberto pelo Edital nº 023/2024. Após o término da etapa formativa, quatro dos participantes serão selecionados para integrar o quadro de servidores da SMAS.

Enquanto Técnico Orientador Social, o servidor desenvolve atividades socioeducativas e de convivência voltadas à atenção, defesa e garantia de direitos de pessoas e famílias em vulnerabilidade ou risco social. Seu público-alvo inclui pessoas em situação de rua, adolescentes em conflito com a lei, vítimas de violência, crianças em trabalho infantil, indígenas, pessoas com deficiência e idosos.
“Este curso representa o início de uma jornada de compromisso e aprendizado. Ser Técnico Orientador Social é estar na linha de frente do cuidado, acolhendo com empatia e responsabilidade. Cada novo servidor que chega reforça nossa missão de transformar vidas e garantir dignidade às pessoas em vulnerabilidade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa.
O curso terá duração de duas semanas, com encerramento previsto para o dia 27 de outubro. A programação será composta por aulas teóricas e práticas, realizadas em diferentes espaços de referência da política de assistência social, e contará com duas avaliações finais.
Durante as aulas, os participantes terão contato com disciplinas que abrangem desde o embasamento conceitual da política pública até o cotidiano do trabalho social. Entre os conteúdos estão: Política Social, Legislações e Planos Nacionais; Estrutura de Atendimento da Política de Assistência Social; Fundamentos teóricos e práticos do trabalho social; Redes e Políticas Intersetoriais; Sistema de Justiça e Órgãos de Defesa de Direitos; Direitos Humanos e Habilidades relacionais.
De acordo com a gestora social e terapeuta ocupacional da SMAS, Thaysa Desirée de Oliveira, a formação tem como principal objetivo apresentar aos aprovados as atribuições e desafios da função. “Muitas vezes, esse é o primeiro contato dos candidatos com a política de assistência social. O curso prepara os participantes para realizarem o trabalho de acordo com os princípios do atendimento à população em situação de rua, oferecendo uma vivência prática e a oportunidade de identificar se possuem perfil para essa atuação”, explicou.
As avaliações aplicadas ao longo do curso terão caráter eliminatório, exigindo dos participantes acerto mínimo de 70%. A primeira avaliação será realizada no dia 26 de outubro. Aqueles que não atingirem a pontuação exigida poderão refazer o teste no dia 27, última oportunidade de avaliação.
Além disso, será necessária frequência mínima de 75% nas aulas presenciais. “Todas as atividades serão presenciais, sendo a maioria das teóricas ministradas no auditório da SMAS. Já as aulas práticas ocorrerão no Centro POP e em unidades de acolhimento socioassistenciais de referência à população em situação de rua”, detalhou Oliveira.
Ao final do curso, serão selecionados quatro candidatos para assumir o cargo de Técnico Orientador Social, conforme a classificação obtida no concurso e observando os critérios de ordem de chamada, paridade de gênero e cotas.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




