Destaques

Município inicia desmontagem da estrutura da ponte da Mábio Palhano

ponte.palhano.VP

Ordem de serviço para início do trabalho foi assinada na última quarta-feira (23); empresa tem o prazo corrido de 20 dias para a execução dos serviços

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Walmir Matos, assinou, na última quarta-feira (23), ordem de serviço para dar início ao trabalho de desmontagem e remoção cuidadosa da estrutura da ponte localizada sobre o Ribeirão Cafezal, na Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, que foi prejudicada pelas fortes chuvas ocorridas em janeiro.

A empresa responsável pelo serviço é a Solum Demolições e Terraplanagem LTDA, contratada por meio de licitação. A empresa terá o prazo corrido de 20 dias para a execução do trabalho, contados a partir do recebimento da ordem de serviço. Embora o prazo para a conclusão do trabalho seja de 20 dias corridos, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação estima que o serviço possa ser concluído em uma semana. O investimento do Município será de R$ 290 mil.

ponte.palhano.V2O secretário Walmir Matos explicou que, além da desmontagem e remoção, o trabalho compreende também a análise da estrutura que caiu sobre o Ribeirão. “Vamos cortar toda esta estrutura, com equipamento especial, retirando parte por parte. Na medida do possível, a intenção é retirarmos as peças de maneira mais intacta possível. Depois será feita uma perícia, para sabermos se é possível o reaproveitamento destas peças ou não”, disse. Segundo Matos, sendo possível, a ideia é reaproveitar estas peças, já que existe tecnologia para fazer o reaproveitamento.

A outra finalidade do trabalho é proporcionar, ao engenheiro perito, a conclusão do laudo técnico que avalia se os estragos foram provocados pelo fenômeno climático, ou por falha de projeto ou execução da obra. “Com isto, ele fecha o laudo e nós poderemos dar andamento na solução da reconstrução da ponte, inclusive, na busca de recursos, se necessário”, disse.

Caso a perícia conclua que houve falhas na execução das obras, a empresa responsável terá que reconstruir a ponte, além de arcar com os custos da remoção dos escombros da ponte. A Prefeitura suspendeu preventivamente o pagamento de cerca de R$ 700 mil à empresa em função dos danos ocorridos na ponte, que faz parte do conjunto de obras de duplicação da rodovia Mábio Palhano.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos