Cidadão

Quase 500 animais foram resgatados das ruas de Londrina no ano passado

Cerca de 230 mil quilos de ração foram distribuídos pela CMTU ao longo de 2025, para famílias de baixa renda e protetores independentes

Ao longo de 2025, 383 cães e gatos foram resgatados pelos serviços de apoio municipal. Além deste contingente, outros 92 cavalos também foram recolhidos. Os dados são do Núcleo de Bem-Estar Animal (BEA) da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que também recebeu 1.184 denúncias de maus tratos, entre janeiro e dezembro do ano passado.

Feira de adoções foi um dos destaques do ano passado. Foto: CMTU

Segundo o diretor da área, Lucas Ferreira, os dados estão de acordo e dentro das expectativas iniciais da Companhia. “Trabalhamos com recursos limitados, mas fazemos o melhor possível, sempre com muito carinho e amor pelos animais”, disse.

Banco de Ração – Além do número de animais resgatados e vítimas de maus tratos, a Diretoria de Bem-Estar Animal também apontou que 10.306 cães e gatos receberam doações do “Banco de Ração” da CMTU. Os animais são de munícipes de baixa renda inscritos no CadÚnico e também de protetores independentes cadastrados na CMTU, um total de 714 munícipes. As rações são gratuitas, sem quaisquer custos ou taxas. Ao todo, foram distribuídos 228.810 quilos de ração no ano passado.

Ainda de acordo com a DBEA, o ano de 2025 fechou com 404 cães e gatos ainda albergados, incluindo os animais oriundos da antiga Associação Defensora dos Animais (ADA), já que a CMTU, por determinação judicial, é a interventora oficial provisória naquela entidade desde maio de 2024. Fora esses, ainda há também 93 cavalos albergados.

Prefeitura, via CMTU, entrega rações para quem precisa. Foto: CMTU

Boa parte dos animais que estavam sob os cuidados da Companhia, aliás, já foi adotada. São 235 animais que ganharam um novo lar. No ano passado foram realizadas 14 feiras de adoção, diferente de 2024, quando não houve nenhuma. Em dezembro, a CMTU lançou a campanha “Neste Natal, Adote Amor!”, que incentivou a adoção responsável de animais vítimas de abandono e maus-tratos.

Já o Hospital Veterinário Municipal atendeu 9.320 animais e administrou 46.018 medicamentos durante todo o ano passado. Além disso, ocorreram 5.339 consultas eletivas, 2.171 consultas de urgência e emergência e 1.142 internamentos. Um total de 2.176 animais foram microchipados.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr.

Jornalista. Assessoria de Comunicação e Imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU). Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, e pós-graduado em “Gestão Estratégica/Comunicação Organizacional” pela Universidade Estadual de Londrina. Autor da monografia "As Redes Sociais como Ferramentas da Assessoria de Imprensa Política”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos