Cidade

Prefeitura realiza reunião com fornecedores de pães e agências de viagens

Intenção é realizar um momento de troca de informações com os representantes das duas áreas e apresentar o programa de estímulo à participação em licitações públicas

 

compra.londrina.DPNa próxima quarta-feira (16), a partir das 14h, os representantes de agências de viagens de Londrina vão participar de uma reunião especializada para o esclarecimento de dúvidas sobre os processos licitatórios realizados pelo Município. O encontro será na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), situado à Avenida Santos Dumont, 1.335, no Bairro Aeroporto.

A intenção dos profissionais da Prefeitura de Londrina e do Sebrae é apresentar o programa ‘Compra Londrina’ a empresários do ramo. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Fazenda, hoje, estão cadastradas 237 empresas de viagens. Por isso, a reunião servirá para que possam tirar suas dúvidas a respeito do desenvolvimento dos processos licitatórios e saber mais sobre o funcionamento das aquisições de produtos, bens e serviços feitos pelos órgãos públicos como, por exemplo, com relação aos prazos, divulgação de editais, formas de pagamento, pessoas físicas e jurídicas aptas a participar dos certames e lotes disponíveis.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, explicou que o objetivo das reuniões é manter uma aproximação do poder público com aqueles que podem se tornar os novos fornecedores de produtos e serviços ao Município. “O objetivo é chegar próximo a eles, ouvir as dificuldades encontradas, ajudá-los a resolver os obstáculos e sanar as dúvidas, nem que para isso seja necessário fazermos capacitações. Porque o ‘Compra Londrina’ prevê essas ações. Sabemos que com mais fornecedores locais vamos aplicar a política de desenvolvimento econômico local, onde se gerará mais empregos e renda em Londrina e aumento no recebimento de impostos municipais, dinheiro este que poderá ser investido em melhores serviços públicos prestados à população”, disse.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Codel, Atacy de Melo Junior, além disso, é importante realizar as reuniões para ouvir os representantes das agências de viagem, pois anualmente a Prefeitura adquire passagens aéreas e de ônibus para serviços e reuniões realizados em outras cidades e países. A empresa vencedora do processo licitatório em vigor é de Curitiba.

A previsão para a publicação do novo edital para aquisição de passagens áreas e de ônibus deve ser publicado em janeiro de 2018. “Os editais de licitação previam a aquisição das passagens em apenas um lote. Talvez se dividirmos em mais lotes a participação seja maior. A partir da reunião com as agências de viagens gostaríamos de saber o que as impede de participarem dos certames e receber sugestões que podem nos ajudar a melhorar os serviços contratados pelo Município, por isso esse momento de escuta e de trocas de informação é tão importante para nós da administração pública”, explicou o diretor da Codel.

O presidente da Codel lembrou também que, em Londrina, além da Prefeitura existem outros diversos órgãos públicos que adquirem produtos e serviços por meio de processos licitatórios e que juntos, anualmente, investe-se R$ 1,5 bilhão. Somente, a Prefeitura gasta R$ 450 milhões por ano em compras públicas.

Panificadoras e Confeitarias – Com o mesmo intuito, ainda na quarta-feira (16), a partir das 16h, os profissionais da Codel estarão no Sebrae recebendo os representantes de Panificadoras e Confeitarias da cidade. De acordo com os dados do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Norte do Paraná (Sindpanp-Sindicato das Indústrias), em Londrina, atualmente existem mais de 300 empreendimentos desse ramo.

Entre os produtos adquiridos pela Prefeitura estão pães, bolos, cupcakes e outros confeitos que são servidos na merenda escolar da rede pública municipal de ensino. O edital de chamamento para a licitação pública deve ser divulgado em janeiro de 2018. No momento, o valor dele ainda não está fechado, porque o processo se encontra em fase de levantamento de itens.

Todos os empresários e fornecedores de produtos de confeitaria e panificadoras estão convidados para participar da reunião e trazer sugestões de melhorias para o Município. Para participar não precisa se inscrever antecipadamente. Aqueles que desejarem podem telefonar para a Codel, no (43) 3379-2315 para mais informações.

O consultor do Sebrae e responsável pela área de compras públicas, Sérgio Garcia Osório, explicou que, em Londrina, das 20 mil empresas existentes, 98% são consideradas Microempreendedores Individuais (MEIs), representando um montante de cerca de 17 mil MEIs. Porém, dos R$ 450 milhões investidos pela Prefeitura em compras públicas, apenas R$ 60 mil são de empresas londrinenses. Além disso, mesmo sendo maioria no cenário econômico local, os micro e pequenos empresários representam somente 14% a 18% dos fornecedores da Prefeitura.

“Essa é uma realidade não apenas de Londrina, mas de todo o Brasil, onde os pequenos e microempresários e os microempreendedores individuais têm pouca participação nos processos licitatórios dos órgãos públicos. Com o ‘Compra Londrina’ queremos ouvir sugestões e explicar como o programa funciona, pois eles trazem ponderações interessantes que serão levadas em consideração”, afirmou Osório.

Programa ‘Compra Londrina’ – O Programa ‘Compra Londrina’ foi sancionado em 20 de junho de 2017, para estimular os empresários das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a participarem dos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Londrina.

Ele é desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, com apoio do Sebrae, Acil e do Observatório de Gestão Pública de Londrina. Seu objetivo a longo prazo é que 90% das compras públicas realizadas pelo Município sejam adquiridas de empresas locais.

A ideia surgiu de análises de cases de sucesso como do Município de Três Rios, interior do Rio de Janeiro, em que a Prefeitura conseguiu transformar a arrecadação municipal de impostos por meio da capacitação de empresas locais para a participação em processos licitatórios. Atualmente, 93% dos processos licitatórios realizados por Três Rios têm como vencedores os empresários locais.

Os empresários e fornecedores de todos os segmentos que se interessarem pelo programa podem acessar o site www.compralondrina.com.br. No site, o cidadão terá acesso a informações sobre os processos licitatórios em aberto e aqueles que serão realizados nos próximos meses, ao cronograma de rodadas de negócio e de capacitações, entre outros dados relevantes sobre a cidade.

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