Cidadão

Saúde realiza palestra e exposição de combate a endemias

Objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de diversas doenças

 

Dengu.e.ILUSTRATIVA.PNesta sexta-feira (18), das 8h30 às 11 horas, a Coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando uma palestra sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Será na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, localizada na Rua Verônica, 19, Parque Ouro Branco, região sul. Na ação será levado o larvário, que demonstra o ciclo do mosquito, com ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto.

No local também será falado sobre os tipos de materiais que podem se tornar criadouros para o Aedes e as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. A atividade será repetida no dia 28 deste mês, para atender todos os alunos da escola. Ao todo, participarão da palestra 302 alunos. “O objetivo é que eles entendam a importância de evitar os criadouros para o Aedes e a maneira correta de fazer isso, pois é importante que tenhamos a conscientização desde pequenos”, explicou a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos.

Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 12h30 às 13h30, ou pelo email educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br.

Exposição de endemias – Neste sábado (19), das 10 às 16 horas, a Endemias irá participar de uma ação social realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon), no Centro Esportivo do Maria Cecília, que fica na Rua Luis Brugin, 615, Conjunto Violin, região norte.

Será levado o larvário, com o ciclo do Aedes, a maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, e a exposição do caramujo africano, da esquistossomose e bicho barbeiro. Também serão levados materiais lúdicos, que representam possíveis criadouros para o Aedes. O objetivo é informar a população sobre as endemias e sobre a maneira correta de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (16), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.275 notificações relacionadas à doença. Deste total, 31 casos foram confirmados e 2.112 descartados. Outros 132 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos