Prefeito reinaugura UBS Pind no Parque das Indústrias
Unidade passou por obras de reforma e melhorias durante cerca de nove meses; entrega aconteceu nesta quarta-feira (6)
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reinauguraram, nesta quarta-feira (6), a Unidade Básica de Saúde Doutor Walter Zamarian (UBS Pind). A Unidade, implantada em 1980, passou por reforma predial para conserto dos desgastes e melhorias. O valor total dos serviços realizados foi de R$ 213.846,27, sendo R$ 150.000,00 em recursos do governo do Estado e o restante contrapartida do Município.
Durante a solenidade, o prefeito destacou que a saúde pública é prioridade de seu governo e que, desde o início do ano, todos os esforços desta administração estão sendo no sentido de conseguir recursos para reestruturar a rede básica de atenção à saúde do Município. O prefeito afirmou que, dentro dos próximos dias, será anunciado um pacote de reformas e melhorias de outras 30 unidades básicas de saúde. “Também vamos reformar o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e a Maternidade Municipal”, informou.
Marcelo disse ainda que, para o próximo ano, será feita uma reestruturação nos recursos humanos da área. “Vamos recompor o nosso quadro funcional, para que possamos atender adequadamente a população, como foco absoluto na atenção primária à saúde, pois os hospitais só ficam cheios em razão de faltar médico na ponta e é isso que vamos solucionar”, destacou.
O prefeito lembrou também que a Secretaria Municipal de Saúde já obteve grandes melhorias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Há quase dois meses não temos reclamações relacionadas às UPAs e isso é fruto de um novo modelo de gestão que implementamos, que possibilitou, por meio do remanejamento da contratação de novos profissionais e da reorganização do sistema de saúde, melhorar a qualidade no atendimento das unidades intermediárias”, frisou.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, citou que não há outro meio de melhorar a área de saúde se não pela atenção primária. “Não há outro mecanismo para devolvermos Londrina para o cenário de protagonismo, se não voltarmos para os bairros, para próximo da casa de nossos usuários, disponibilizando uma assistência de qualidade”, ressaltou.
Segundo o secretário, é importante reestruturar a equipe de saúde da família, a cobertura de agentes comunitários de saúde, atuando na prevenção e promoção à saúde. “É muito caro investir em alta complexidade. A cada um real que investimos na atenção primária, economizamos outros sete reais nos hospitais. Não tenho dúvidas de que para devolvermos Londrina para um cenário de vanguarda, precisamos investir na reestruturação da atenção primária e é isso que vamos fazer”, garantiu.
A diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanches, que representou o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o governo do Estado do Paraná tem cumprido as suas responsabilidades. “Essa parceria com o município é fundamental para atuarmos nas unidades de saúde, em cada uma das ações de vigilância sanitária, epidemiológica, e de gestão de serviços, porque Londrina precisa de condições para fazer as suas atividades e o governo do Paraná não tem economizado recursos e esforços para que isto aconteça”, salientou.
Atendimento – A UBS Pind está localizada na Firmino Lemes de Oliveira, 424, no Parque das Indústrias. A área de abrangência atende aproximadamente 7.535 habitantes, do Parque das Indústrias, Bairro São Marcos, Residencial Café Cereja, Conjunto Tito Carneiro Leal (Saltinho) e Residencial Ponte Seca. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
No local, são oferecidos atendimentos em pediatria, ginecologia, clínica médica e atendimento de enfermagem, bem como atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com profissionais de áreas diversas, como farmacêutico, nutricionista, educador físico, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro e dentista.
A reforma da UBS Pind, que durou cerca de nove meses e foi concluída no final de agosto, teve como objetivo sanar os problemas ocasionados pelo uso e desgaste predial. Assim, é possível proporcionar mais conforto aos funcionários e usuários, uma vez que a qualidade do trabalho está relacionada a um ambiente limpo, seguro e agradável.
Dentre as melhorias executadas durante a obra, está a acessibilidade aos portadores de limitações físicas, com instalação de banheiro próprio para deficientes e guia no asfalto para deficientes visuais. Foi feita também a adaptação de alguns ambientes, segundo normas da Vigilância Sanitária, com instalação de telas, azulejos na Sala de Esterilização, climatização na Farmácia e Sala de Imunização e adequação de fluxos de trabalho nos ambientes.
A obra também contemplou adequação de toda instalação elétrica, conforme normas vigentes. Foi feita a ampliação de carga e modernização das instalações, visando economia de energia, com toda iluminação em lâmpadas de LED. Esta é a primeira unidade básica de saúde que conta com 100% da iluminação com lâmpadas de LED. Também houve a inclusão de pontos elétricos em alguns consultórios e na sala de odontologia, para instalação futura de equipamentos de ar condicionado.
O serviço de reforma e melhorias foi realizado mediante licitação por tomada de preços, com o contrato 154/2016. O edital foi executado pela empresa Fasini Construtora e Incorporadora Ltda ME.
Também participaram da solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Boca Aberta, Estevão da Zona Sul, João Martins e Jairo Tamura; a líder comunitária e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista; representando a equipe e a coordenadora da UBS Pind, Talita Alves Victrio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cícero Cipriano; o chefe do Núcleo Regional da Casa Civil do governo do Estado do Paraná, Marco Antônio Santi; a representante da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Prefeitura de Londrina, Daniela Carvalho, além de servidores e a comunidade local.
Fotos: Vivian Honorato