Ministro da Educação assina ordem de serviço para início das obras do IFPR na região norte
Novo bloco do Instituto Federal do Paraná será construído em terreno doado pelo Município; as obras devem começar neste mês
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou, nesta segunda-feira (4), da assinatura da ordem de serviço para construção do novo bloco do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Londrina, feita pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. A área que irá receber o novo bloco didático do IPFR Londrina, na região norte da cidade, foi doada pelo Município ao instituto por meio da lei nº 12.597/2017, assinada em novembro.
Mendonça Filho assinou tendo como testemunhas o prefeito Marcelo Belinati, os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio, o reitor do IFPR, Antonio Zanatta, e o diretor geral do IPFR Campus Londrina, Marcelo Lupion Poleti. Com a assinatura, as obras devem iniciar ainda neste mês, com término previsto para dezembro de 2019. Os investimentos iniciais para a construção do novo bloco didático são da ordem de R$8.587.000,00, provenientes do Ministério de Educação (MEC).
O prefeito agradeceu a presença do ministro Mendonça Filho, e lembrou que há quinze anos Londrina não recebia a visita de um ministro da Educação. “E hoje, o ministro Mendonça traz notícias maravilhosas para a nossa cidade, com assinatura da ordem de serviço para início das obras do IFPR, aqui na região norte. A tão sonhada universidade pública e gratuita na zona norte agora é uma realidade”, comemorou.
Segundo Marcelo, a visita marca também a liberação de recursos do MEC para construção de seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Londrina, no distrito de Lerroville e nas regiões norte, sul e leste. “Londrina vive um novo momento. Há muitos anos, a cidade ficava isolada dos poderes estadual e federal. Isso mostra o empenho da Prefeitura na construção de projetos, deixando tudo pronto para que os governos possam destinar recursos à nossa cidade”, afirmou.
O prefeito citou ainda que a região norte possui uma área maior que aproximadamente 90% dos municípios do Estado, e que a construção de um novo bloco do IFPR nesta área trará muitos benefícios para a comunidade, em especial aos estudantes. “Um dos maiores sonhos da região norte era exatamente ter uma instituição de ensino, como essa, que vai se tornar realidade no dia de hoje. Isso gera desenvolvimento, oportunidades aos jovens, faz Londrina crescer, e muda o panorama da cidade. Nada resiste ao trabalho, e nossa equipe está fazendo a coisa efetivamente acontecer, tirando do papel e transformando em realidade”, ressaltou.
Mendonça Filho agradeceu ao prefeito Marcelo pela recepção e pela parceria nas iniciativas anunciadas durante o evento. “Estamos aqui formalizando investimentos para expandir a rede de educação técnica e tecnológica integrada à educação superior, autorizando recursos para seis novas creches, e ao mesmo tempo garantindo apoio para as demais instituições, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Quero apenas reiterar minha disposição, de continuar atuando em defesa da boa educação do Brasil. Bons projetos terão sempre boa receptividade por parte do MEC, e a gente vai fazer com que o Brasil avance, fazendo com que a educação seja o grande motor de transformação social, a alavanca de mudança de realidade de vida do nosso povo, que é o caminho que grandes nações seguiram”, enfatizou.
O ministro contou que as obras do IFPR na região norte de Londrina têm previsão de iniciar ainda neste mês. “Os recursos, de quase nove milhões de reais, estão liberados e disponíveis. Cabe agora à reitoria do IFPR e à diretoria do Campus Londrina cuidar das providências burocráticas, para que a obra tenha início o mais breve possível”, disse.
De acordo com o reitor do IFPR, é característica do instituto levar educação profissional, científica e tecnológica, pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, aos locais onde se instala. “E com isso, por meio de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a gente proporciona a formação de cidadãos críticos, humanistas e com visão de sustentabilidade. Acreditamos que por meio da educação profissional vamos conseguir alavancar o desenvolvimento do país e, com isso, proporcionar melhores condições de vida a toda população”, disse Zanetti.
O deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, mencionou que a solenidade marca um dia histórico para a educação do Paraná, e muito especialmente para a região de Londrina. “Agradecemos as ações que o ministro fez para atender nossas instituições federais de ensino e nossa cidade. Hoje, temos um campus do instituto federal no centro da cidade, mas que não atende às necessidades do IFPR. E com este ato que o ministro Mendonça Filho faz, temos a certeza de que a educação de qualidade se faz com políticas e ações definitivas. Através de projetos ousados e ações inovadoras, vamos formar melhores cidadãos e melhores profissionais, para poder chegar aos mercados do Brasil e do mundo”, citou.
Atualmente, o Campus Londrina do IFPR oferta oito cursos regulares, que são Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Enfermagem, Técnico em Massoterapia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Licenciatura em Ciência Biológicas.
Também são oferecidos cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Formação Inicial Continuada, totalizando aproximadamente 990 alunos. O novo bloco deverá ter capacidade de atender aproximadamente 1.200 alunos, assim, a expectativa é ampliar o número de cursos, possibilitando também o incremento no número de alunos.
Dentre as autoridades presentes no evento, também compareceram membros do secretariado municipal; o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Takahashi; como representante do governador Beto Richa, a reitora da UEL, Berenice Jordão; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o reitor da UFPR, Marcelo Fonseca; o prefeito de Cambé, José do Carmo; o vereador Jairo Tamura, entre outros.
Fotos: Vivian Honorato