Prefeitura entrega obras do Lote 4 do Arco Leste
População tem uma nova opção de mobilidade da região sul a leste e noroeste; agora, a Avenida das Américas se conecta com a Rua Charles Lindemberg
Na manhã desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) liberou o trânsito na Avenida das Américas até o cruzamento com a Rua Charles Lindemberg. A obra faz parte do Lote 4 do projeto Arco Leste.
Este lote engloba a construção do prolongamento da pista duplicada da Avenida das Américas até a Rua Charles Lindemberg, que mede cerca de 150 metros de comprimento. O trecho fica no Vale do Cambezinho. Também foi executado o recape asfáltico da Charles Lindemberg até a ponte da Rua Amélio Viecelli, e a extensão da Rua Capitão João Busse até a Avenida das Américas.
Os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) finalizaram, na quarta-feira (31), a sinalização horizontal e vertical em aproximadamente 1.600 metros de via, ou seja, desde o início da Rua Charles Lindemberg até seu final, contornando o Parque Municipal Arthur Thomas. Para que a entrega da obra ocorresse hoje, também foi necessária a realocação de postes de iluminação e da rede elétrica e obras de drenagem.
Para o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Alberto Verçosa Silva, a obra é muito importante, porque dá uma acessibilidade maior aos motoristas. “Ela possibilita a mobilidade da região sul para a região leste e noroeste, o que antes não existia. A única maneira que se tinha para acessar a região norte ou a leste era por meio da Avenida 10 de Dezembro e, quando tivermos a obra completa do Arco Leste, teremos uma nova alternativa”, explicou.
Agora, há a interligação dos trechos 4 e 5 do Arco Leste, por meio da Rua Portugal (que já existe). Para esse projeto, a Prefeitura investiu aproximadamente R$1 milhão. Naquela localidade trafegam por hora cerca de 200 veículos, de acordo com o diretor de trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco. Os horários com maior pico são das 7h às 9h30 e das 17h às 19h.
A execução dos serviços levou cerca de um ano para ser finalizada dada a complexidade, visto que englobou -além das ações já mencionadas- a canalização do córrego que desemboca no Rio Cambezinho. Há muito tempo, a população dos bairros do entorno, como o San Fernando e Califórnia, e os motoristas que utilizavam este trajeto reivindicavam melhorias na Rua Charles Lindermberg, que hoje está com novo recape e sinalização, dando segurança aos motoristas que trafegam pelo local.
Próximos passos – O próximo trecho a ser iniciado do Arco Leste será o Trecho 1, que compreende a ligação da Avenida dos Pioneiros, nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), até a marginal sul da BR-369. Para isso, os técnicos da Prefeitura estão trabalhando na finalização das desapropriações de terrenos naquela localidade, para então ser dada a ordem de serviço que inicia a execução das obras.
Projeto completo – Ao todo, o projeto Arco Leste inclui cinco lotes, sendo que o número 5 foi o primeiro a ser finalizado e entregue pela administração do prefeito Marcelo Belinati, em 5 de janeiro de 2018. Ele engloba a passagem do trecho da barragem do Lago Igapó, Almeida Garret e Harry Prochet, passando pelo Mercadão da Harry Prochet, conectando com a Rua Albania, e chegando à Rua Portugal. Ali se atravessa o semáforo da Avenida Dez de Dezembro, onde se chega à Avenida Charles Lindemberg, que fica atrás do Parque Municipal Arthur Thomas.
Ligando-se o trecho 4, via que foi liberada para o tráfego nesta quinta-feira (1º), chega-se à Avenida das Américas. Em paralelo ao Aeroporto Governador José Richa, será feita uma pista duplicada que o contornará e chegará à Avenida Robert Koch. Na Avenida Robert Koch, será feita uma rotatória, que seguindo-a, o motorista passará em frente à UTFPR, onde será finalizada a duplicação da avenida até a rotatória que dá acesso ao empreendimento da MRV. Atravessando-a, o trecho será duplicado e será construída uma rotatória.
Todos os trechos somados representam um investimento de cerca de R$15 milhões do Município, com financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através do Programa Pró-Transporte. Este investimento, além de melhorar o fluxo do trânsito na cidade, estimulará a instalação de novos empreendimentos e pontos comerciais.
Fotos: Vivian Honorato