58ª Exposição Agropecuária é aberta em Londrina

Presença de diferentes lideranças marca a abertura do evento, um dos maiores do país, que prossegue até o dia 15 de abril com uma série de atrações
Foi aberta, na tarde desta sexta-feira (6), a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – a ExpoLondrina 2018, que neste ano tem o slogan “Paixão em Pensar à frente. O agro nos move”. Até o dia 15 de abril, são esperadas cerca de 550 mil pessoas, no Parque Ney Braga. A abertura contou com a presença de diferentes lideranças, entre elas o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, que participou representando o prefeito Marcelo Belinati.
Em 2018, a previsão é que haja uma movimentação financeira de cerca de R$570 milhões. Serão mais de três mil expositores, 6 mil animais, mais de 100 eventos técnicos e outros 57 no geral. A agenda conta com palestras, oficinas, seminários, rodadas de negócios, fóruns, workshops, leilões, serviços, espaços para comércio, tecnologia, pesquisadores, além de área gastronômica, shows, parque de diversão e outras atrações.
Durante a abertura, João Mendonça destacou que a ExpoLondrina representa um momento importante para a cidade, no qual produtores rurais, criadores, empreendedores e a comunidade têm a oportunidade de expor aquilo o que fazem no seu dia a dia. Ele disse que é a chance da população da área urbana conhecer mais o que acontece na zona rural, no desenvolvimento agrícola. “A comunidade de Londrina e de toda a região pode observar e desfrutar daquilo que é oferecido e o Executivo tem o papel de apoiar essa iniciativa, estimular os produtores, as entidades, o setor de pesquisas, de tecnologia ligados ao segmento do campo para que o município possa crescer. Trago os cumprimentos do prefeito Marcelo Belinati à Sociedade Rural do Paraná, às autoridades e a todos os envolvidos neste grande evento, desejo a todos uma excelente e produtiva ExpoLondrina 2018”, afirmou.
Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, a expectativa dos organizadores para 2018 é que a ExpoLondrina possa superar a edição do ano passado. “Estamos mais otimistas para este ano, os juros estão mais baixos, a inflação também, há previsão da melhoria de empregos e renda. Ainda não chegamos no desejado, mas já está melhorando, a população está mais otimista e, no segmento rural, os preços dos produtos agrícolas, como soja e milho, estão melhores, então a expectativa é muito boa. Ontem, no primeiro show, 18 mil pessoas estiveram na arena do parque, o leilão foi um sucesso, com preços acima aos do ano passado. Arrisco a dizer que podemos ter de 15% a 20% acima de faturamento com relação ao ano passado”, enfatizou.
Nesse sentido, Brandão ainda ressaltou que a venda dos espaços da ExpoLondrina foi 20% maior neste ano, frente às vendas de 2017. “Isso nos motiva e traz uma projeção melhor. A feira está bonita, limpa, agradável e com atrações diversas e preços acessíveis ao povo. Isso tudo sem a população não vale nada, só é bonito quando está cheio, a verdadeira festa é do público. Fora a questão dos negócios, temos inúmeras atrações de lazer, parque, rodeios, shows, área gastronômica com mais opções que no ano passado. Todos são bem-vindos e estão mais do que convidados a comparecer”, completou.
O senador paranaense Álvaro Dias também esteve presente na cerimônia de abertura oficial do evento e destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira. “Caminhando pelos estados agrícolas do país podemos observar as riquezas extraordinárias que temos. Londrina é uma referência com sua Exposição Agropecuária e Industrial, um dos maiores eventos do Brasil, que chega a sua 58ª edição. A agricultura e a pecuária são o grande patrimônio nacional, representando um dos celeiros do mundo. Até 2050, nosso planeta terá que produzir 60% a mais do que produz hoje para atender a necessidade de cerca de 9 bilhões e 800 milhões de habitantes, sendo que 40% disso tudo terá que ser produzido no Brasil. Se os governantes souberem explorar as potencialidades agrícolas, a força que vem do campo, certamente teremos um país desenvolvido e próspero”, analisou.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, em exercício, Otamir César Martins, representou a
governadora do Paraná, Cida Borghetti, e reforçou que a ExpoLondrina é uma referência nacional que colabora para o fortalecimento da economia local. “O Paraná é um estado agrícola, do agronegócio. Parabenizo hoje a Sociedade Rural pelo excelente trabalho que desempenha em prol do nosso estado com sua atuação firme neste segmento. Temos aqui um dos grandes eventos do país e é uma honra poder estar aqui neste momento de celebração. Mais de 500 mil pessoas devem comparecer a essa enorme festa, que reúne negócios, eventos, tecnologia, shows, culinária e tantas outras coisas à população”, disse.
A exposição – A ExpoLondrina, organizada pela Sociedade Rural do Paraná, é considerada uma das mais importantes do país para o setor do agronegócio. Neste ano, além dos tradicionais leilões e rodeios, o evento vai contar com III Hackaton Smart Agro, evento que objetiva o desenvolvimento de soluções digitais que possam facilitar o dia a dia do campo e das centenas de atividades que envolvem o agronegócio. Também haverá 60 eventos técnicos, que incluem palestras, cursos, debates e oficinas. Outro evento importante é o 3º Fórum do Agronegócio eu também será realizado durante o evento.
A Exposição conta ainda com atrações culturais, que incluem shows, exposições; feira de Sabores; apresentação de máquinas e equipamentos, além da vasta gastronomia. De acordo com os organizadores, a ExpoLondrina gera em torno de de sete mil empregos, incluindo as contratações temporárias para segurança, limpeza, atendimento nos estandes e os empregos indiretos.
Também participaram da solenidade de abertura da ExpoLondrina os deputados federais Alex Canziani, Sérgio Souza e Diego Garcia os deputados estaduais Tercílio Turini e Tiago Amaral, o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Ailton Nantes, o prefeito de Cambé, Zé do Carmo, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades, representantes de entidades, associações e sindicatos de Londrina e cidades paranaenses.
Fotos: Vivian Honorato




