Município reinicia duplicação da Avenida Alziro Zarur
Obras devem ficar prontas em 40 dias; serão duplicados 180 metros da via, que receberá também a construção de galerias pluviais, bueiros e meio-fio
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), reiniciou na manhã desta segunda-feira (23) as obras de duplicação da Avenida Alziro Zarur, no trecho que compreende as Ruas do Tuím e Graúna, região leste da cidade.
Serão duplicados 180 metros da via, que receberá também a construção de galerias de águas pluviais -interligando-as com as já existentes na rede municipal-, novos bueiros e meio-fio. As obras tiveram início em 2012, mas ficaram paradas devido a questões judiciais vinculadas a uma chácara localizada naquele perímetro. Foi necessária a desapropriação de parte do local e a realocação do muro que cerca a propriedade e que estava invadindo o leito da rua.
A autorização judicial para a retomada do alargamento da avenida foi dada no final do ano passado. A partir de então, a Prefeitura informou a construtora responsável para a retomada dos serviços, porém por conta de férias coletivas, a mesma só pôde ser reiniciada hoje. No local, a construtora está fazendo a perfuração do solo para a colocação de estacas da construção do novo muro, que terá cerca de 200 metros de extensão. A construtora foi contratada para o serviço ao custo de R$ 105.688,98.
Os servidores da Secretaria de Obras e Pavimentação estão realizando a limpeza da via, necessária para que a equipe da topografia avalie o terreno e faça os cortes ou aterros onde for necessário. Em seguida, executarão os trabalhos de alargamento e pavimentação da avenida e a construção das galerias e meio-fio, ao custo de R$ 120 mil.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Alberto Verçosa Silva, a construtora tem até 60 dias para finalizar o trabalho de realocação do novo muro, mas a expectativa é que o mesmo termine em 40 dias. “Essa obra interliga a região leste e facilita a mobilidade dos moradores que vão da Avenida Santos Dumont até a Robert Koch. Hoje, eles precisam fazer um desvio, que toma tempo e causa congestionamentos em horários de pico, por isso muitos já evitam fazer esse trajeto. Com a duplicação, vai regularizar essa situação que está enroscada há muito tempo”, disse.
O trânsito na região continuará sem impedimentos, visto que a via onde estão sendo feitos os trabalhos está interditada.
Fotos: Vivian Honorato